Algumas armadoras de cruzeiros compram ou arrendam ilhas com o intuito de oferecer um dia de mordomias aos seus passageiros. A medida é muito bem-vida, principalmente no Caribe e nas Bahamas, onde muitos destinos que são verdadeiros paraísos, mas com pouca infra-estrutura, ficam à salvo da invasão momentânea de milhares de cruzeiristas. Quando um navio aporta em sua própria ilha, o destino é praticamente uma extensão do navio, com o adicional de areias paradisíacas e praias exclusivas. Conheça 5 delas:
Castaway Cay: Disney Cruise Line (Bahamas)
A ilha privativa para quem faz os cruzeiros da Disney é um paraíso para quem gosta de atividades aquáticas e de entrar em contato com a natureza. Só é permitido que um navio atraque na ilha de cada vez, então todas as atrações são reservadas para poucos.
Como é considerada uma “extensão” do navio, a comida é à vontade nas terras de Castaway Cay. Na ilha do Mickey, o hóspede pode continuar aproveitando tudo o que está incluso em alto mar. Se quiser algo diferente, os gastos podem ser feitos pela chave do quarto e o valor vai para a conta do final da viagem.
Quem gosta de um passeio mais calmo, pode ficar nas esteiras e guarda-sóis das praias curtindo um mar cristalino e tomando o sol das Bahamas. Existem praias reservadas para jovens, famílias e maiores de 18 anos. Como tradição da Disney, os personagens andam pela ilha (mas vestidos com roupas de banho!) e você pode esbarrar e tirar fotos com um deles enquanto toma sol.
O passeio de destaque fica para o mergulho com as arraias, que parecem nem se importar com os forasteiros e rendem fotos lindas. Além disso, o visitante pode andar de jet ski, fazer snorkeling, andar de caiaque, aproveitar os jogos aquáticos, fazer trilhas, andar de jet ski, fazer uma massagem e, claro, compras.
CocoCay: Royal Caribbean (Bahamas)
A pequena ilha da armadora norueguesa terá 100% do seu território ocupado por construções e praias. Os passageiros dos navios Grandeur of the Seas, Enchantment of the Seas, Celebrity Silhouette e Azamara Quest poderão aproveitar as praias e piscinas da ilha ou contratar atividades como parapente, jet ski e passeio de balão. Na hora da fome, será possível optar por três restaurantes diferentes que serve comida à vontade. Também são disponibilizadas cabanas (como na foto) para o aluguel durante o dia de estadia na ilha, nelas, o turista tem a privacidade de banheiro próprio, ar condicionado e cadeiras de praia.
A ilha tem abertura prevista para maio.
Great Stirrup Cay: Norwegian Cruise Line (Bahamas)
Essa foi a primeira ilha a ser adquirida por uma armadora, em 1977. Porém, foram tantas as reformas necessárias no terreno — que serviu como base militar dos EUA na 2ª Guerra Mundial — que só começou a ser usado em 2012. Os cruzeiros que atracam na ilha são o Norwegian Sky, Norwegian Escape, Norwegian Gem, Oceania Riviera, Oceania Malfina e Seven Sea Explorer.
O mar de corais é perfeito para o mergulho de snorkel, mas mergulhe de sandália ou evite apoiar os pés nos corais, que costumam ser ásperos e pontiagudos. Como a bebida e a comida são inclusas, vale aproveitar o Bacardi Bar, que serve drinks e conta com um DJ tocando durante todo o dia.
A atração principal, assim como na maioria das ilhas, fica para o encontro com golfinhos e arraias. Além disso, o cruzeirista pode aproveitar para fazer pescaria, andar de caiaque, stand up paddle ou pegar um ônibus para visitar os outros pontos da ilha.
Harvest Caye: Norwegian Cruise Line (Belize)
Sendo a única da lista não localizada das Bahamas, a Harvest Caye oferece a possibilidade do cruzeirista alugar uma cabana de luxo à beira mar com garçom, ar-condicionado, espreguiçadeiras e ter ainda um carrinho de golfe à disposição para ir a outros lugares da ilha.
Além do luxo da cabana, o visitante pode fazer quatro tirolesas para ver a ilha de cima, fazer saltos em queda livre, subir até um deck de observação ou passear com os barcos elétricos pela lagoa de água salgada. Quem quiser ficar mais tranquilo pode optar pela piscina, praias ou a área das crianças.
Moradores da ilha trabalham nas cabanas de comidas e bebidas e também são incentivados a vender seus trabalhos manuais para os turistas.
O paraíso da Norwegian Cruise Line também oferece para visitação um borboletário e santuário da vida natural, com plantas e animais nativos da região. Ao contrário das demais ilhas, a Harvest Caye não é uma extensão do navio, ou seja, é preciso andar com o cartão de crédito para gastar com o que for.
Ocean Cay: MSC Cruzeiros (Bahamas)
A Ocean Cay MSC Marine Reserve está prevista para inaugurar em novembro e terá como foco atividades aquáticas e esportivas. Além de mergulho com snorkel em sete praias diferentes e voos de parapente, o cruzeirista poderá fazer compras, aulas de dança e curtir música ao vivo.
Ocean Cay fará parte dos roteiros do Meraviglia, Seaside, Divina e do Armonia, com saídas de Miami.
A ilha, que antes era um lugar de extração de areia para comércio, foi revitalizada pela armadora para se tornar uma reserva natural.