Chile inaugura rota de trekking que conecta 17 parques nacionais

São ao todo 2800 quilômetros de trilhas que passam por cenários fascinantes da Patagônia Chilena e mais além

Já está aberta a trilha chilena que liga 17 parques nacionais em 2,8 mil quilômetros de extensão. A Ruta de los Parques de la Patagonia começa em Puerto Montt (cidade ao sul do Chile, na região de Los Lagos) e termina no Cabo de Hornos, Província da Antártica Chilena.

O viajante, ao seguir as trilhas sugeridas, explora cenários dos Andes, florestas temperadas, lagos, vulcões, passando por 24 ecossistemas diferentes e 60 comunidades, segundo informações do site oficial. A fauna também é abundante na região e quem faz trekking tem a possibilidade de ver cerca de 140 espécies de pássaros e 46 de mamíferos.

Ruta de los Parques de la Patagonia, Chile A trilha completa passa por 24 ecossistemas, 140 espécies de pássaros e 46 espécies de mamíferos

A trilha completa passa por 24 ecossistemas, 140 espécies de pássaros e 46 espécies de mamíferos (Ruta de los Parques de la Patagonia/Divulgação)

A rota passa por parques nacionais famosos como o Torres del Paine, Corcovado e Laguna San Rafael. Do percurso inteiro, 91% do trajeto é feito em áreas de proteção ambiental.

O projeto foi idealizado pela Tompkins Conservation, fundação que atua no Chile e na Argentina com foco em conservação ambiental e que teve como diretor Douglas Tompkins, fundador da marca North Face, que morreu em um acidente de caiaque no Chile em 2015. “Queremos que o Chile seja internacionalmente reconhecido pela Ruta de los Parques e se torne referência de desenvolvimento econômico baseado em conservação da natureza”, diz Carolina Morgado, diretora executiva da Tompkins Conservation.

Ruta de los Parques de la Patagonia, Chile Os cenários se revezam entre montanhas dos Andes, florestas temperadas, lagos e vulcões

Os cenários se revezam entre montanhas dos Andes, florestas temperadas, lagos e vulcões (Ruta de los Parques de la Patagonia/Divulgação)

No site da Ruta de los Parques de la Patagonia é possível encontrar diversas rotas detalhadas por dia sugerindo passeios pelos parques nacionais. A programação vai de 3 a 13 dias. Além disso, são oferecidas informações essenciais para quem vai seguir as trilhas, como a duração em horas, os parques visitados e as comunidades encontradas no caminho. É possível também personalizar o trajeto.

Pacotes

Segundo o site, atualmente são três as agências de turismo que oferecem o pacote das trilhas: Jass Puerto Varas, Pura Aventura e Andes Pure. As agências organizam passeio de 1 até 45 dias e os preços começam em R$ 300. Saiba mais no site.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Nossa! Adorei saber disso e as dicas das agencias. Nao vejo a hora!

    Curtir