Chile inaugura rota de trekking que conecta 17 parques nacionais

São ao todo 2800 quilômetros de trilhas que passam por cenários fascinantes da Patagônia Chilena e mais além

Por Giovana Christ Atualizado em 22 mar 2019, 16h58 - Publicado em 20 mar 2019, 19h30

Já está aberta a trilha chilena que liga 17 parques nacionais em 2,8 mil quilômetros de extensão. A Ruta de los Parques de la Patagonia começa em Puerto Montt (cidade ao sul do Chile, na região de Los Lagos) e termina no Cabo de Hornos, Província da Antártica Chilena.

O viajante, ao seguir as trilhas sugeridas, explora cenários dos Andes, florestas temperadas, lagos, vulcões, passando por 24 ecossistemas diferentes e 60 comunidades, segundo informações do site oficial. A fauna também é abundante na região e quem faz trekking tem a possibilidade de ver cerca de 140 espécies de pássaros e 46 de mamíferos.

Ruta de los Parques de la Patagonia, Chile
A trilha completa passa por 24 ecossistemas, 140 espécies de pássaros e 46 espécies de mamíferos Ruta de los Parques de la Patagonia/Divulgação

A rota passa por parques nacionais famosos como o Torres del Paine, Corcovado e Laguna San Rafael. Do percurso inteiro, 91% do trajeto é feito em áreas de proteção ambiental.

O projeto foi idealizado pela Tompkins Conservation, fundação que atua no Chile e na Argentina com foco em conservação ambiental e que teve como diretor Douglas Tompkins, fundador da marca North Face, que morreu em um acidente de caiaque no Chile em 2015. “Queremos que o Chile seja internacionalmente reconhecido pela Ruta de los Parques e se torne referência de desenvolvimento econômico baseado em conservação da natureza”, diz Carolina Morgado, diretora executiva da Tompkins Conservation.

  • Ruta de los Parques de la Patagonia, Chile
    Os cenários se revezam entre montanhas dos Andes, florestas temperadas, lagos e vulcões Ruta de los Parques de la Patagonia/Divulgação

    No site da Ruta de los Parques de la Patagonia é possível encontrar diversas rotas detalhadas por dia sugerindo passeios pelos parques nacionais. A programação vai de 3 a 13 dias. Além disso, são oferecidas informações essenciais para quem vai seguir as trilhas, como a duração em horas, os parques visitados e as comunidades encontradas no caminho. É possível também personalizar o trajeto.

    Pacotes

    Segundo o site, atualmente são três as agências de turismo que oferecem o pacote das trilhas: Jass Puerto Varas, Pura Aventura e Andes Pure. As agências organizam passeio de 1 até 45 dias e os preços começam em R$ 300. Saiba mais no site.

    Continua após a publicidade
    Publicidade