Conheça as ilhas privativas de empresas de cruzeiros

Algumas armadoras oferecem paradas em ilhas paradisíacas e exclusivas com diversos serviços inclusos. Conheça 5 delas nas Bahamas, no Caribe e em Belize

Algumas armadoras de cruzeiros compram ou arrendam ilhas com o intuito de oferecer um dia de mordomias aos seus passageiros. A medida é muito bem-vida, principalmente no Caribe e nas Bahamas, onde muitos destinos que são verdadeiros paraísos, mas com pouca infra-estrutura, ficam à salvo da invasão momentânea de milhares de cruzeiristas. Quando um navio aporta em sua própria ilha, o destino é praticamente uma extensão do navio, com o adicional de areias paradisíacas e praias exclusivas. Conheça 5 delas:

Castaway Cay: Disney Cruise Line (Bahamas)

Castaway Cay ilha da Disney, Bahamas Para quem gosta de curtir uma praia tranquila, cadeiras e guarda-sóis estão espalhados por toda costa

Para quem gosta de curtir uma praia tranquila, cadeiras e guarda-sóis estão espalhados por toda costa (Disney/Divulgação)

A ilha privativa para quem faz os cruzeiros da Disney é um paraíso para quem gosta de atividades aquáticas e de entrar em contato com a natureza. Só é permitido que um navio atraque na ilha de cada vez, então todas as atrações são reservadas para poucos.

Como é considerada uma “extensão” do navio, a comida é à vontade nas terras de Castaway Cay. Na ilha do Mickey, o hóspede pode continuar aproveitando tudo o que está incluso em alto mar. Se quiser algo diferente, os gastos podem ser feitos pela chave do quarto e o valor vai para a conta do final da viagem.

Quem gosta de um passeio mais calmo, pode ficar nas esteiras e guarda-sóis das praias curtindo um mar cristalino e tomando o sol das Bahamas. Existem praias reservadas para jovens, famílias e maiores de 18 anos. Como tradição da Disney, os personagens andam pela ilha (mas vestidos com roupas de banho!) e você pode esbarrar e tirar fotos com um deles enquanto toma sol.

Fundo da lagoa em Castaway Cay, ilha da Disney Cruise Lines nas Bahamas O passeio de mergulho reserva algumas surpresas embaixo da água, como o navio afundado do Mickey

O passeio de mergulho reserva algumas surpresas embaixo da água, como o navio afundado do Mickey (Disney/Divulgação)

O passeio de destaque fica para o mergulho com as arraias, que parecem nem se importar com os forasteiros e rendem fotos lindas. Além disso, o visitante pode andar de jet ski, fazer snorkeling, andar de caiaque, aproveitar os jogos aquáticos, fazer trilhas, andar de jet ski, fazer uma massagem e, claro, compras.

CocoCay: Royal Caribbean (Bahamas)

Ilha de CocoCay, da Royal Caribbean, nas Bahamas A pequena ilha terá todo seu território utilizado para atividades aquáticas

A pequena ilha terá todo seu território utilizado para atividades aquáticas (Royal Caribbean/Reprodução)

Cabanas na CocoCay, ilha da Royal Caribbean nas Bahamas As cabanas podem ser alugadas para o dia e contam com diversos serviços exclusivos

As cabanas podem ser alugadas para o dia e contam com diversos serviços exclusivos (Royal Caribbean/Divulgação)

A pequena ilha da armadora norueguesa terá 100% do seu território ocupado por construções e praias. Os passageiros dos navios Grandeur of the Seas, Enchantment of the Seas, Celebrity Silhouette e Azamara Quest poderão aproveitar as praias e piscinas da ilha ou contratar atividades como parapente, jet ski e passeio de balão. Na hora da fome, será possível optar por três restaurantes diferentes que serve comida à vontade. Também são disponibilizadas cabanas (como na foto) para o aluguel durante o dia de estadia na ilha, nelas, o turista tem a privacidade de banheiro próprio, ar condicionado e cadeiras de praia.

A ilha tem abertura prevista para maio.

Great Stirrup Cay: Norwegian Cruise Line (Bahamas)

Vista aérea da Great Stirrup Cay, ilha da Norwegian Cruise Line nas Bahamas Além do lugar de desembarque, os visitantes podem pegar ônibus que levam para explorar outros lugares da ilha

Além do lugar de desembarque, os visitantes podem pegar ônibus que levam para explorar outros lugares da ilha (Norwegian Cruise Line/Divulgação)

Essa foi a primeira ilha a ser adquirida por uma armadora, em 1977. Porém, foram tantas as reformas necessárias no terreno — que serviu como base militar dos EUA na 2ª Guerra Mundial — que só começou a ser usado em 2012. Os cruzeiros que atracam na ilha são o Norwegian Sky, Norwegian Escape, Norwegian Gem, Oceania Riviera, Oceania Malfina e Seven Sea Explorer.

Arraia na Great Stirrup Cay, ilha da Norwegian Cruise Line nas Bahamas Uma das atrações principais é a interação com os animais marinhos selvagens, como a foca, a arraia e os golfinhos

Uma das atrações principais é a interação com os animais marinhos selvagens, como a foca, a arraia e os golfinhos (Norwegian Cruise Line/Divulgação)

O mar de corais é perfeito para o mergulho de snorkel, mas mergulhe de sandália ou evite apoiar os pés nos corais, que costumam ser ásperos e pontiagudos. Como a bebida e a comida são inclusas, vale aproveitar o Bacardi Bar, que serve drinks e conta com um DJ tocando durante todo o dia.

A atração principal, assim como na maioria das ilhas, fica para o encontro com golfinhos e arraias. Além disso, o cruzeirista pode aproveitar para fazer pescaria, andar de caiaque, stand up paddle ou pegar um ônibus para visitar os outros pontos da ilha.

Harvest Caye: Norwegian Cruise Line (Belize)

Foto aérea de Harvest Caye, ilha da Norwegian Cruise Line em Belize Tudo na ilha é comandado pelos moradores locais. Até o material de construção usado para montar o resort foi comprado de produtores locais, visando dar lucro ao país

Tudo na ilha é comandado pelos moradores locais. Até o material de construção usado para montar o resort foi comprado de produtores locais, visando dar lucro ao país (Norwegian Cruise Line/Divulgação)

Sendo a única da lista não localizada das Bahamas, a Harvest Caye oferece a possibilidade do cruzeirista alugar uma cabana de luxo à beira mar com garçom, ar-condicionado, espreguiçadeiras e ter ainda um carrinho de golfe à disposição para ir a outros lugares da ilha.

Além do luxo da cabana, o visitante pode fazer quatro tirolesas para ver a ilha de cima, fazer saltos em queda livre, subir até um deck de observação ou passear com os barcos elétricos pela lagoa de água salgada. Quem quiser ficar mais tranquilo pode optar pela piscina, praias ou a área das crianças.

Interior de uma cabana na Harvest Caye, ilha da Norwegian Cruise Line em Belize Interior de uma cabana privativa que pode ser alugada por um dia

Interior de uma cabana privativa que pode ser alugada por um dia (Norwegian Cruise Line/Divulgação)

Moradores da ilha trabalham nas cabanas de comidas e bebidas e também são incentivados a vender seus trabalhos manuais para os turistas.

O paraíso da Norwegian Cruise Line também oferece para visitação um borboletário e santuário da vida natural, com plantas e animais nativos da região. Ao contrário das demais ilhas, a Harvest Caye não é uma extensão do navio, ou seja, é preciso andar com o cartão de crédito para gastar com o que for.

Ocean Cay: MSC Cruzeiros (Bahamas)

Ocean Cay MSC Marine Reserve, Bahamas A ilha vai oferecer ao cruzeirista 7 praias, atrações de esportes aquáticos e aulas de dança

A ilha vai oferecer ao cruzeirista 7 praias, atrações de esportes aquáticos e aulas de dança (MSC Cruzeiros/Divulgação)

A Ocean Cay MSC Marine Reserve está prevista para inaugurar em novembro e terá como foco atividades aquáticas e esportivas. Além de mergulho com snorkel em sete praias diferentes e voos de parapente, o cruzeirista poderá fazer compras, aulas de dança e curtir música ao vivo.

Ocean Cay fará parte dos roteiros do Meraviglia, Seaside, Divina e do Armonia, com saídas de Miami.

A ilha, que antes era um lugar de extração de areia para comércio, foi revitalizada pela armadora para se tornar uma reserva natural. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s