Conheça a arte de Chicago sem sair de casa
Uma seleção de museus que contam a história da cidade, do Oriente Médio, do México, da fotografia e da arquitetura iconoclasta de Frank Lloyd Wright
Enquanto a recomendação é ficar em casa para tentar combater o avanço do coronavírus, a melhor maneira de conhecer lugares novos ou até de matar a saudades de um destino já conhecido é através da internet. Por isso, separamos alguns museus e projetos arquitetônicos da cidade de Chicago, no Estados Unidos, para explorar direto de casa, com apenas alguns cliques:
Art Institute of Chicago
Simplesmente um dos mais fantásticos museus dos Estados Unidos e que exibe obras incríveis de Van Gogh, Monet, Picasso, Edward Hopper e um sem fim de artistas e fotógrafos contemporâneos. E mais: esculturas europeias, retratos japoneses, videoarte. E tudo isso está ao alcance do mouse. Além do passeio interativo elaborado pelo Google Arts & Culture, que leva para dentro dos corredores, o usuário pode clicar nas diversas coleções no site oficial do museu. Ainda são disponibilizadas atividades interativas para conhecer a coleção mais a fundo.
Oriental Institute Museum
O museu da University of Chicago é voltado para pesquisa do antigo Oriente Médio. O acervo é composto por mais de 350 mil artefatos, sendo que 5 mil itens estão em exibição. São fotografias, documentos e materiais provenientes de escavações. O tour virtual do Google permite ver algumas dessas obras, como cerâmicas e uma estátua maciça do egípcio rei Tut. Durante a quarentena, o museu incentivará no facebook algumas atividades como recriar em casa um jogo de tabuleiro do século 6a.C e aulas de origami. Há uma área no site oficial com todas as possibilidades de interação com o conteúdo.
National Museum of Mexican Art
O museu é um dos primeiros a exibir e falar sobre a cultura mexicana nos Estados Unidos. O lugar expõe mais de 10 mil peças relacionadas ao tema, desde a antiguidade até os dias de hoje. Além do passeio virtual através do Google Arts & Culture pelas salas do local, o museu disponibiliza algumas atividades no site para serem feitas durante a quarentena, como desenhos para colorir, dicas para fazer impressões monocromáticas e caça-palavras. Algumas dos temas das salas são: Histórias da Identidade Mexicana, Memória Presente e A Arte é Política.
Chicago History Museum
O espaço é um passeio pela história de Chicago. Uma boa maneira de conhecê-lo é através do site oficial, onde é possível ver parte do acervo, ler sobre algumas das seções de exposição e embarcar em exibições online, como “O Grande Incêndio de Chicago” e “Chicago: Lei e Desordem”. O blog do Chicago History Museum é outra forma de se aprofundar na cultura local, com histórias postadas todos os dias.
Museum of Contemporary Photography
Mais de 15 mil itens, de 1500 profissionais, compõem o acervo do Museum of Contemporary Photography, considerado o principal museu de arte universitário do mundo dedicado ao tema. Ele está localizado dentro da Columbia College Chicago. Através do site, é possível conferir 14 exibições pensadas para o mundo digital, com temas que variam de paisagens de viagens à maternidade. Um vídeo conta a história do museu desde sua fundação, em 1976, e leva os espectadores pelos corredores cheios de fotografias.
Frank Lloyd Wright
Frank Lloyd Wright é um renomado arquiteto que deixou sua marca pela cidade de Chicago durante seus 91 anos de vida. A área da Chicagoland abriga a maioria dos projetos desenvolvidos por ele, incluindo Patrimônios Mundiais da UNESCO como o Unity Temple e a Robie House. A história de alguns monumentos planejados por Wright podem ser conhecidas aqui. E para ter uma noção da beleza arquitetônica das construções sem sair de casa, basta assistir alguns vídeos disponíveis no YouTube: Frank Lloyd Wright Home and Studio, The Robie House e Unity Temple.