Compras em Dubai

Do maior shopping center do mundo a mercados árabes, ofertas tentadoras para todos os turistas

Por Da Redação Atualizado em 16 dez 2016, 08h00 - Publicado em 12 jun 2013, 10h40

Dubai está se tornando cada vez mais um destino de consumo. Seus shopping centers são ancorados com marcas como Armani, Prada e Gucci, que oferecem coleções atuais a preços razoavelmente atrativos. Em contrapartida, os tradicionais souqs trazem artigos típicos de toda a região, de tapetes persas e pashminas a açafrão. E tudo fica ainda melhor durante as duas liquidações anuais: o Shopping Festival (entre janeiro e fevereiro) e o Summer Surprises (julho). Cartões de crédito e de débito são amplamente aceitos nas lojas, mas nos souqs é melhor levar dinheiro vivo.SHOPPING CENTERSEm um país onde os termômetros batem com frequência os 30 ºC, um ar-condicionado é sempre bem-vindo. E não há melhor oásis dentro de Dubai do que seus shopping centers. Muito mais que apenas centros de consumo, eles são ambientes essencialmente sociais. Donas de casa e suas crianças, a garotada que saiu da escola, bem-nascidos e turistas, todos se reúnem aqui para fazer suas compras, ir ao cinema, jogar boliche ou encontrar os amigos. Seriam bem semelhantes aos do Brasil não fossem as dimensões. Só o Mall of the Emirates tem mais de 500 lojas e quase 100 restaurantes. O Dubai Mall, o maior do mundo, tem mais que o dobro de estabelecimentos e é fácil se perder dentro dele. Você nunca estará longe de um, seja tamanho P, G ou XXG.SOUQSNão há cidade no Oriente Médio sem o seu souq, o mercado de rua. Os mais autênticos de Dubai estão nos distritos mais antigos, Deira e Bur Dubai. A rica atmosfera e o burburinho da arte de barganhar se faz sentir por seus corredores estreitos e produtos dos mais variados. Não deixe de visitar o Gold Souq, especializado em joalheria, o das especiarias e o de tecidos. A regra aqui é negociar bastante o preço e ficar de olho na autenticidade de alguns itens, principalmente os relógios.

Dubai Mall  (Downtown)Centre Road971 (4) 362-7500www.thedubaimall.comAbre de segunda a quarta e de domingo, das 10h às 22h, e de quinta a sábado, das 10h à 0h.Adjetivos nunca serão suficientes para descrever o Dubai Mall. “Maior shopping center do mundo” já é uma descrição bem modesta, pois fazer compras em uma de suas mais de 1 200 lojas é apenas um dos atrativos. Há um rinque de patinação com dimensões olímpicas, um parque de diversões indoor, uma livraria tão grande que parece uma biblioteca, um educativo e fascinante aquário, hotéis, teatros e dezenas de opções de alimentação. A infraestrutura para receber famílias é excelente, mas é fácil se perder por seus intermináveis corredores. Quem busca grifes famosas se sentirá em Paris, Milão ou na 5ª Avenida de Nova York. Estão todas aqui: Cartier, Tiffany’s, Chaumet, Armani, Louis Vuitton, entre outras. Para entreter os mais jovens, aposte nos parques temáticos Sega Republic e Kidzania ou no Underwater Zoo, zoológico de animais marinhos.

Gold Souq (Deira)Sikkat Al-Khail Street.A maioria das lojas abre das 9h/18h e fecha às sextas.Um longo bulevar no coração de Deira abriga mais de 200 lojas especializadas em ouro e joias. Pequenos comerciantes e grandes atacadistas atraem os clientes, tanto por peças ricamente trabalhadas como pela pura ostentação. Repare nos painéis espalhados pela rua, dando a cotação do ouro.

Ibn Battuta Mall (New Dubai)Sheikh Zayed Road971 (4) 362-1900www.ibnbattutamall.comAbre de segunda a quarta e de domingo, das 10h às 22h, e de quinta a sábado, das 10h à 0h.Um shopping center que é uma atração em si. Ibn Battuta foi um explorador marroquino do século 14 que, por décadas, fez longas jornadas pelo mundo. Suas peripécias inspiraram a decoração dos ambientes desse enorme complexo de lazer e compras, separados de acordo com as regiões que conheceu: Andaluzia, Tunísia, Pérsia, Egito, Índia e China. O resultado é surpreendentemente coeso. Quando cansar de tanto andar, dá até para fazer compras em lojas como H&M e Paris Gallery ou pegar um filme na única tela IMAX do país.

Mall of the Emirates (Al Barsha)Sheikh Zayed Road971 (4) 409-9000www.malloftheemirates.comAbre de segunda a quarta e de domingo, das 10h às 22h, e de quinta a sábado das 10h à 0h.É o segundo maior shopping da cidade, com mais de 500 lojas, quase 100 restaurantes e cafés e 14 salas de cinema. Além de grifes como Cartier, Dior e Ermenegildo Zegna, aqui também é um bom endereço para quem quer apenas se divertir. Nesse quesito, os destaques são as pistas do Ski Dubai e o concorrido parque de diversões Magic Planet, ótimo para quem viaja em família.

Mercato Mall (Jumeirah)Jumeirah Road971 (4) 344-4161www.mercatoshoppingmall.comAbre diariamente, das 10h às 22h. Às sextas, algumas lojas abrem somente depois das 13h30.As lojas desse shopping são praticamente as mesmas que você encontrará em qualquer outro lugar do mundo. A diferença está na decoração. A mistura transgênica de campanário toscano, gare parisiense e palácio andaluz dá um certo ar de Las Vegas para a região..

Souk Al-Bahar (Downtown)Emaar Boulevard, Financial Centre Road971 (4) 362-7011www.soukalbahar.aeAbre diariamente, das 10h às 22h.Um prédio moderno com decoração tradicional, remetendo a um antigo souq, abriga este shopping de objetos de arte e decoração. Há tapetes e trabalhos em metal bastante interessantes, pena que algumas das melhores peças – os móveis em madeira – não caberão dentro da mala.

Spice Souq (Deira)Baniyas Road, em frente à estação de Abras.A maioria das lojas abre das 9h às 18h e fecha às sextas.O olfato é talvez o sentido menos valorizado pelos humanos, mas neste mercado de especiarias ele será posto à prova. Canela, pimenta, açafrão e anis provocam fortes sensações aos visitantes tão logo eles desembarcam no pier de abras de Deira Old Souq. Incenso de olíbano e, mais raramente, mirra, dois dos presentes dos Reis Magos ao Menino Jesus, podem ser encontrados aqui.

Leia mais:

Hotéis em Dubai

Continua após a publicidade

Atrações turísticas em Dubai

Compras em Dubai

Destino Dubai: o essencial

Restaurantes em Dubai

Continua após a publicidade

Publicidade