O Brexit afeta os turistas brasileiros?

A situação para quem tem passaporte brasileiro ou europeu, roaming de celular e o controle de fronteira entre Irlanda do Norte e a República da Irlanda

Na noite da sexta-feira, 31 de janeiro de 2020, o Reino Unido saiu da União Europeia. A decisão pelo Brexit aconteceu três anos antes após muitos capítulos tensos repletos de plot twists: foram três adiamentos, uma troca de primeiro-ministro e uma série de problemas para conseguir aprovação do Parlamento Britânico antes do plano sair do papel.

Porém, os laços entre o bloco e o país não serão desfeitos tão facilmente. Até 31 de dezembro de 2020 haverá um período de transição no qual o Reino Unido continuará a seguir a cartilha da União Europeia. Neste meio tempo, autoridades de ambos os lados negociarão e tentarão costurar um acordo para definir o futuro do relacionamento entre as partes. O período de 11 meses para tratativas ainda pode aumentar, mas o primeiro-ministro britânico Boris Johnson afirma que isso não será necessário. 

Veja como fica a situação para os turistas:

Turistas com passaporte brasileiro

Pelo menos por enquanto nada muda. Brasileiros que quiserem visitar o Reino Unido a turismo continuam apresentar apenas o passaporte. Quem estiver nos países da Europa continental e pretender dar um pulo em Londres terá de passar pela imigração, como sempre foi (o Reino Unidos não faz parte do Tratado de Schengen). Oficiais da imigração britânicos podem ser bastante rígidos na entrada, o que não é uma novidade. Tenha em mãos a passagem de volta, reserva de hospedagens e outros documentos que provem o seu vínculo com o Brasil. Os cidadãos que pretendem estudar, trabalhar ou ficar um período superior a seis meses devem solicitar visto antes de viajar.

Brasileiros com cidadania europeia

Atualmente, os portadores de passaporte europeu não tem restrições para entrar no Reino Unido, mas os que tiverem intenção de migrar poderão se deparar com algumas possíveis mudanças. Especula-se que o governo de Boris Johnson institua um programa de pontos, de acordo com a qualificação do imigrante, como fazem o Canadá e a Austrália. Mas até 1° de janeiro de 2021, quando acaba o tal período de transição, nada muda.

Mudanças na telefonia

Desde 2017 não há taxa de roaming entre os países da Europa. Isso significa que você pode comprar um chip em um país e usá-lo em outro sem pagar pelo deslocamento. O envio de SMS e pacote de internet também fazem parte do acordo. No que diz respeito ao roaming, nada deve mudar. Dirigentes de operadoras como Vodafone e O2 disseram à BBC que não pretendem instituir cobranças por roaming. 

Uma incógnita

A República da Irlanda pertence à União Europeia e a Irlanda do Norte, ao Reino Unido – e não existe um controle de fronteira entre essas duas nações. A ex-primeira ministra britânica Theresa May costumava apresentar esse fato como um dos problemas para o Brexit acontecer. Agora, o atual primeiro-ministro Boris Johnson declarou que irá manter a fronteira entre os dois países sem controle aduaneiro.

Isso significa que a Irlanda do Norte vai sair da União Europeia, mas continuará seguindo as regras do bloco em relação ao comércio. Não se sabe, porém, se turistas poderão circular livremente da República da Irlanda para a Irlanda do Norte ou se haverá algum controle na fronteira.

Busque sua hospedagem no Reino Unido

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s