Como ganhar seguidores no Instagram

Antes de começar, preciso fazer um desabafo: demora muito e dá um trabalhão pra tornar um Instagram popular. Não existe uma fórmula feita e nem um ingrediente único, o negócio é cheio de variantes e o que funciona pra mim pode não funcionar pra você. Mas sim, é possível – e como é.

O primeiro passo é entender uma questão básica: caso você não seja uma pessoa influente, ninguém de fora do seu ciclo social se importará muito com a sua cerveja de quinta ou o seu look de sexta. Dito isso, nós, meros mortais, ficamos com a outra alternativa, onde o interesse geral não é exatamente nos eventos das nossas vidas, mas na maneira com que os retratamos.

Aonde eu quero chegar? Você precisa ter uma conta legal, com fotos bem tiradas e realmente cativantes para conseguir – e segurar – followers.

Depois, é hora de definir estilo e nicho. Todas as suas imagens terão borda branca? Ou nunca terão molduras? Quem você vai ser no Instagram? Crítico gastronômico, mochileiro ou fitness? Claro que um viajante, de vez em quando, pode postar uma selfie, assim como um fotógrafo também pode compartilhar o novo look – inclusive com borda! E você pode simplesmente ter um rosto bonito e fazer disso o propósito da sua conta.

+ 10 perfis do Instagram que você precisa seguir

Mas o negócio é o seguinte, se você realmente estiver disposto a tornar seu perfil conhecido, terá que abdicar de certas postagens cotidianas e procurar não fugir do foco. Já quis postar fotos com a minha família e não rolou – ninguém quer ver a minha mãe e o meu pai. Querem ver fotos dos destinos que eu visito. Posso compartilhar um clique com eles com um ponto turístico de fundo, mas só.

Outra coisa que, por mais ridículo que pareça, faz diferença: combinar cores e texturas entre a sequência de fotos. Sempre procuro postar cliques que conversem entre si. Também não fecho meu nicho somente nas viagens (ficaria difícil manter minha conta sempre atualizada), gosto de mesclar com imagens inspiracionais, como o meu café da manhã ou o novo livro que eu comprei.

Como conseguir mais seguidores no Instagram

OBS: MUDEI MINHA CONTA PARA @anna.laura

A primeira etapa foi entender como funciona um Instagram legal e atraente, do tipo que você entraria e seguiria automaticamente. Agora, as técnicas. Definido o seu nicho, procure pelas hashtags mais usadas dentro dele e use-as nas suas fotos. Eu, por exemplo, costumo comentar um mar de hashtags, como #viagem, #amoviajar, #missãovt (claro!), entre outras, em todos os meus cliques. Mais exemplos no meu Instagram, @anna.laura.

As hashtags também são grandes aliadas quando postadas nas fotos dos outros. Explico: a maneira mais fácil e certeira de conseguir followers é acessando as hashtags do seu nicho e curtindo TODAS as fotos de lá, até o Instagram te bloquear por alguns minutos (ou suas curtidas pararem de contabilizar, outro meio da rede social te falar: PARA). Mas não se preocupe que em até uma hora tudo volta ao normal. Comentar também é uma boa, reforça ainda mais a sua presença – os comentários podem ir de “que lindo” até dicas do destino. Também vale MUITO entrar no perfil de alguém (que você encontrou através dessas hashtags) e curtir várias fotos da pessoa.

+ Sites que imprimem fotos do Instagram

E não adianta fazer isso uma vez na vida, tem que fazer TODO SANTO DIA. Aí, de repente, você vai começar a ganhar uns seguidores e eles também irão interagir com você, comentando nas suas fotos. Responda a todos os comentários, nem que seja pra enviar uma carinha de feliz.

Também procure pelas contas populares do seu estilo. A Viagem e Turismo (@viagemeturismo) reposta fotos da #missãovt dando visibilidade a alguns perfis legais. A National Geographic (@natgeo) faz a mesma coisa – uma das várias hashtags da marca é a #natgeotravelpic. Também é bom usar #achadosdasemana, o canal do próprio Instagram aqui no Brasil.

Prestar atenção nos dias da semana e horários de compartilhamento é outra coisa que faz diferença. Uma pesquisa do Google divulgou que a maioria das fotos costuma bombar nas quatro horas seguintes às postagens, por isso não é bom publicar nada de madrugada e nem de manhã muito cedo. Isso porque quando alguém curte a sua foto, esse like aparece para todos os seguidores da pessoa nas suas atividades. É simples, pense em você, nas horas em que você costuma checar o celular: esses são os melhores horários. Gosto de postar ao meio-dia, às 18 horas e às 20h30. Sábado é um dia morto – ninguém tá online. Já domingo é maravilhoso, não importa o horário.

A frequência de posts também é importante. Os perfis que fazem sucesso costumam compartilhar de uma a três imagens por dia. De novo: os posts dão vida ao feed.

Comecei a praticar tudo isso em janeiro deste ano. Na época, eu tinha 790 seguidores. Hoje tenho 5 324. Eu não disse que seria fácil, disse? Mas dá certo – e como dá.

E, claro, agora siga lá: @anna.laura e @viagemeturismo

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s