Continua após publicidade

Chile tem rota de trekking que conecta 17 parques nacionais

São ao todo 2800 quilômetros de trilhas que passam por cenários fascinantes da Patagônia Chilena e mais além

Por Giovana Christ
Atualizado em 19 jan 2022, 11h31 - Publicado em 20 mar 2019, 19h30

A Ruta de los Parques de la Patagonia é uma trilha chilena que liga 17 parques nacionais em 2,8 mil quilômetros de extensão. Ela começa em Puerto Montt (cidade ao sul do Chile, na região de Los Lagos) e termina no Cabo de Hornos, Província da Antártica Chilena.

O viajante, ao seguir as trilhas sugeridas, explora cenários dos Andes, florestas temperadas, lagos, vulcões, passando por 24 ecossistemas diferentes e 60 comunidades, segundo informações do site oficial. A fauna também é abundante na região e quem faz trekking tem a possibilidade de ver cerca de 140 espécies de pássaros e 46 de mamíferos.

Ruta de los Parques de la Patagonia, Chile
A trilha completa passa por 24 ecossistemas, 140 espécies de pássaros e 46 espécies de mamíferos. Crédito: (Ruta de los Parques de la Patagonia/Divulgação)

A rota passa por parques nacionais famosos como o Torres del Paine, Corcovado e Laguna San Rafael. Do percurso inteiro, 91% do trajeto é feito em áreas de proteção ambiental.

Continua após a publicidade

O projeto foi idealizado pela Tompkins Conservation, fundação que atua no Chile e na Argentina com foco em conservação ambiental e que teve como diretor Douglas Tompkins, fundador da marca North Face, que morreu em um acidente de caiaque no Chile em 2015. “Queremos que o Chile seja internacionalmente reconhecido pela Ruta de los Parques e se torne referência de desenvolvimento econômico baseado em conservação da natureza”, diz Carolina Morgado, diretora executiva da Tompkins Conservation.

Ruta de los Parques de la Patagonia, Chile
Os cenários se revezam entre montanhas dos Andes, florestas temperadas, lagos e vulcões. Crédito: (Ruta de los Parques de la Patagonia/Divulgação)

No site da Ruta de los Parques de la Patagonia é possível encontrar diversas rotas detalhadas por dia sugerindo passeios pelos parques nacionais. A programação vai de 3 a 13 dias. Além disso, são oferecidas informações essenciais para quem vai seguir as trilhas, como a duração em horas, os parques visitados e as comunidades encontradas no caminho. É possível também personalizar o trajeto. 

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre o Chile

Busque hospedagem no Chile

Publicidade