Chile: as festas da vindima e os eventos especiais nas vinícolas

De março a abril, o Chile celebra a colheita da uva com inúmeras festas, onde é possível degustar vinhos de cada região do país

Por Giovanna Simonetti 6 mar 2020, 18h18

Amantes de vinho não podem deixar de conhecer o Chile entre março e abril, época da vindima. Neste período, o país é dominado por festas da colheita da uva e atividades especiais nas vinícolas, que permitem que os visitantes participem do processo de produção da bebida. 

Confira as principais celebrações e as programações das vinícolas por todo o Chile para a vindima em 2020:

Fiesta de la Vendimia de Colchagua

Quando: 6 a 8 de março

Onde: Plaza de Armas da cidade de Santa Cruz, a 180 km de Santiago

O Colchagua é o segundo maior e um dos mais relevantes vales do Chile, produtor de rótulos de alta qualidade reconhecidos internacionalmente. Vinhas importantes da região estarão presentes na festa oferecendo degustações, como a Montes (classificada como a sexta melhor vinícola do mundo em 2019), a Viu Manet e a Viña Santa Cruz

Os ingressos são separados de acordo com o número de degustações que você pode realizar, de quatro a um número ilimitado de taças. Além do vinho, outras atrações da festa são os artesanatos, as apresentações de danças tradicionais e as várias opções gastronômicas.

  • Fiesta de la Vendimia de Curicó

    Quando: 19 a 22 de março

    Onde: Plaza de Armas de Curicó, a 200 km da capital

    Com mais de 30 anos de tradição, essa festa é a maior e mais antiga celebração da vindima chilena. Além de vinhos da adega Miguel Torres, uma das grandes organizadoras do evento, também é possível degustar rótulos de outras 15 vinícolas locais.  

    O evento ainda terá mais de 150 estandes de artesanato e culinária local, sem contar as apresentações de dança e os jogos, que incluem uma interessante competição de pisa das uvas. 

  • Fiesta de la Vendimia de Buin

    Quando: 27 a 29 de março

    Onde: Parque Avenida O’Higgins, em Buin, a 35 km de Santiago

    Esta é uma boa opção para quem está em Santiago, mas não quer se deslocar tanto para participar dos festivais de vindima. 20 vinícolas participarão das degustações, entre elas a Concha Y Toro, uma das maiores do Chile, a Santa Rita e a Carmen

    O evento ainda terá palestras de sommeliers, competições, grupos folclóricos, exposições de artesanatos e um grande pátio gastronômico. A entrada é gratuita, mas é preciso comprar ingressos para fazer as degustações.

    Fiesta de la Vendimia de Casablanca

    Quando: 28 e 29 de março

    Onde: Estádio Municipal de Casablanca, a 80 km da capital

    Festa da Vindima de Casablanca/Reprodução

    Essa é a festa para quem adora vinho branco. Isso porque ela é realizada no Vale de Casablanca, entre Santiago e Valparaíso, região reconhecida internacionalmente por produzir esse tipo de vinho com muita qualidade. Vinícolas renomadas, como a Matetic, Emiliana e Indomita, farão parte das celebrações. 

    Continua após a publicidade

    O evento também trará destaque para a música e a gastronomia local, com estandes de empanadas, queijos e chocolates da região. O público pode entrar na festa gratuitamente, mas quem quiser degustar os vinhos precisa comprar ingresso. 

    Vendimia Fest Santiago 2020

    Quando: 4 e 5 de abril

    Onde: bairro Itália, em Santiago

    A festa ideal para quem está na capital. Além de ter como uma das principais vinícolas do evento a Concha Y Toro, grande produtora do Chile e do mundo, a celebração ainda terá parrilla, músico ao vivo, artesanato e a típica pisa da uva. Assim como os outros festivais, a entrada é gratuita – só é preciso pagar pelo seu consumo.

  • Dia da Colheita na Viu Manent

    Quando: 28 de Março, 4 e 18 de Abril

    Onde: Vinícola Viu Manent, no Vale do Colchagua 

    Vinícola Viu Manent/Reprodução

    Por um dia inteiro, a vinícola convida visitantes a participarem da vindima em seus vinhedos. Além de pôr a mão na massa, os participantes farão uma visita técnica pela adega, onde uma aula sobre todo o processo de fabricação do vinho acontecerá, e, claro, uma degustação diretamente dos barris. O tour é finalizado com um piquenique acompanhado dos rótulos da casa.

    O valor da experiência é 60 mil pesos chilenos, equivalente a 335 reais). O preço inclui o transporte de ida e volta de Santiago para a vinícola, almoço e lanche. Reservas podem ser feitas pelo email fgrez@viumanent.cl ou o telefone  +56 22 840-3181.

    Veja no vídeo abaixo como foi o programa em 2019:

    Experiência de colheita na Casas del Bosque

    Quando: de março a abril

    Onde: Vinícola Casas del Bosque, no Vale de Casablanca

    Das 10h30 às 13h, visitantes podem participar da vindima, com todo o equipamento apropriado para colher e cortar as uvas. Logo depois, eles também ajudam na seleção das uvas e no processo com as máquinas para a produção do vinho.

    Vinícola Casas del Bosque/Reprodução

    O tour também passa pela adega da vinícola e acaba no pomar, com uma degustação de seus rótulos e de empanadas. A visita é feita em espanhol ou inglês, no valor de 30 mil pesos chilenos – em torno de 168 reais. É preciso reservar com antecedência, o que pode ser feito online neste link.

  • Minha primeira colheita na Indómita

    Quando: 15 de março a 30 de abril

    Onde: Vinícola Indómita, no Vale de Casablanca

    Vinícola Indómita/Reprodução

    Depois de estarem vestidos apropriadamente para a vindima, com tesoura, caixa, luvas, avental e boné, visitantes partem para os vinhedos para colher por conta própria as uvas premium do local. Após a colheita, segue-se para a lagoa do vinhedo para uma degustação de Sauvignon Blanc. 

    A visita guiada é finalizada na adega, onde os participantes podem conhecer as instalações de vinificação e provam os vinhos da marca direto dos barris. Todo o tour dura entre 2 horas e meia a 3 horas, e custa 32 mil pesos chilenos por pessoa (cerca de 180 reais). Deve-se reservar com no mínimo cinco dias de antecedência. 

    Leia tudo sobre o Chile

    Busque hospedagens no Chile

    Continua após a publicidade
    Publicidade