Cerveja atrai turismo na Serra Fluminense com roteiro especializado

A diversidade de cervejarias especiais e artesanais são um atrativo a mais às belas paisagens naturais e pontos de interesse histórico da região

Por Renata Hirota Atualizado em 16 dez 2016, 07h45 - Publicado em 27 nov 2014, 23h05

Os amantes da cerveja têm mais um motivo para visitar o Rio de Janeiro: a inauguração de uma “Rota Cervejeira” que reúne mais de 70 empreendimentos na Serra Fluminense, desde as cervejarias de grande porte até cervejeiros artesanais e brewpubs – bares que têm sua própria produção da bebida.

Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Santa Maria Madalena são as cidades escolhidas para fazer parte do roteiro, que conta com mais de 70 bares, restaurantes e cervejarias e 60 tipos diferentes da bebida.

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, destacou a importância da iniciativa, que promove o fortalecimento do turismo na região, principalmente em cidades que geralmente ficam de fora do eixo turístico tradicional.”A criação da Rota Cervejeira é uma iniciativa que amplia a oferta turística no estado do Rio de Janeiro, fortalecendo a região do ircuito de Montanhas, além de dar visibilidade às cidades que tem uma produção de cervejas artesanais de alta qualidade”.

O Brasil é o quarto maior produtor mundial da bebida, que movimenta 2% do PIB nacional, mas a ideia é aumentar esse número daqui pra frente com iniciativas como essa.

Segundo um dos idealizadores do roteiro, Alexandre Zubaran, o objetivo é levar o estado do Rio de Janeiro à segunda colocação na produção de cervejas artesanais em no máximo três anos – atualmente, o Rio ocupa a sexta posição -, o que pode ser facilitado pela desoneração fiscal na folha de pagamento, que reduziu os custos com pessoal de 17% para 13%.

O roteiro, iniciativa da Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro (Accerj-tur) e apoiada pela Sebrae, foi divulgado durante o Mondial de la Bière Rio, versão carioca de um dos mais importantes festivais cervejeiros do mundo, em novembro. Acesse o site da Rota Cervejeira para ver o mapa completo.

Continua após a publicidade

Leia mais:

Bar em São Paulo é eleito um dos melhores do mundo por site dos EUA

Conheça as montanhas e as praias do Rio de Janeiro em um roteiro circular

1001 Bares no Brasil para Conhecer Antes de Morrer

Pacotes para conhecer os melhores points de cerveja do mundo

Prêmio Maravilhas Gastronômicas do Rio de Janeiro entra em votação

Volta ao mundo em 16 bebidas

Continua após a publicidade
Publicidade