Cartórios do país passarão a emitir passaporte e RG

Os cartórios do Distrito Federal deverão ser os primeiros a emitir os documentos a partir de março

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou na última semana de janeiro (26) que os cartórios de registro civil do país terão autorização para emitir carteira de identidade e passaportes.

De acordo com o CNJ, o serviço de emissão da carteira de identidade precisará de um convênio que deverá ser assinado entre o cartório e a Secretaria de Segurança Pública do Estado, atual responsável pelo Registro Geral (RG). O mesmo serve para a emissão dos passaportes, que poderá ser realizado mediante acordo entre a Polícia Federal e a Associação Nacional dos Cartórios de Registro Natural (Anoreg).

Em ambos os casos, os convênios deverão ser estudados e homologados pelo Poder Judiciário. Os valores das taxas pagas para a emissão ainda estão sendo analisados.

Segundo a Anoreg, o Distrito Federal será a primeira região a receber o serviço de emissão de passaportes, que tem previsão para acontecer em março de 2018. Ainda não há uma data específica de quando este serviço estará disponível em todo o país.

A confecção do passaporte continuará a cargo da Polícia Federal, o que muda é a possibilidade do cidadão entrar com a documentação e colher as digitais em um cartório, serviço que deverá ter uma sobretaxa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s