Banho turco: hamam centenário reabre em Istambul

Com quase 500 anos de história, o Zeyrek Cinili Hamam proporciona a experiência de ser esfregado da cabeça aos pés, como um sultão

Por Da Redação
3 jan 2025, 18h00
Zeyrek Cinili Hamam, Istambul, Turquia
Restauração do hamam levou 13 anos para ser concluída (//Divulgação)
Continua após publicidade

Derivados das termas romanas, os banhos turcos são uma tradição secular que acontece em espaços conhecidos como hamam. Geralmente, o ritual consiste em permanecer em uma sala com pedras de mármore aquecidas para se sentar ou deitar, e depois receber uma lavagem esfoliante e uma massagem com espuma feitas por um profissional.

Istambul já teve mais de uma centenas de hamams durante o auge do Império Otomano, quando essas casas de banho também eram importantes locais de socialização. O hábito foi perdendo força conforme as cidades começaram a ter água encanada individual nas casas. A boa notícia é que, em maio de 2024, um antigo hamam de quase 500 anos de idade reabriu em Istambul.

Erguido entre 1530 e 1540, o Zeyrek Cinili Hamam fica no bairro histórico de Zeyrek, na margem ocidental do Estreito de Bósforo, e foi adquirido pelo grupo Marmara, que possui hotéis de luxo espalhados pela Turquia. A construção, que já estava quase em ruínas, teve que passar por uma restauração de mais de US$ 15 milhões que levou 13 anos para ser concluída.

View this post on Instagram

A post shared by Zeyrek Çinili Hamam (@zeyrekcinilihamam)

A ideia não foi trazer de volta a decoração original: os ambientes são clean, com homenagens ao passado. Há paredes revestidas de azulejo até a metade, mármore por todos os lados e cúpulas com aberturas em formato de estrelas que deixam a luz natural penetrar os ambientes.

Alguns itens históricos que foram encontrados durante a reforma como os azulejos originais, com motivos florais pintados de azul e branco estão expostos em um museu dentro do próprio hamam, que abre de terça-feira a domingo das 10h às 18h. O ingresso custa 150 liras turcas (pouco mais de R$ 26).

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Zeyrek Çinili Hamam (@zeyrekcinilihamam)

Tratamentos no Zeyrek Cinili Hamam

Todas as experiências no Zeyrek Cinili Hamam começam na sala de mármore aquecida, que ajuda a acalmar a mente e prepara a pele para o banho turco. O que varia em cada tratamento é o que acontece a seguir.

No mais econômico DIY ( “faça você mesmo”, na sigla em inglês —, o visitante recebe esponja e sabonete para lavar o próprio corpo. No The Original (

Continua após a publicidade

No pacote mais completo, chamado The Total Reset (

O Zeyrek Cinili funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 22h, e os tratamentos devem ser reservados com hora marcada pelo site. O hamam fornece todos os materiais necessários para o banho turco, como chinelos, toalhas, shampoo e sabonetes.

É recomendável reservar algum tempo para além da duração do tratamento agendado para ter tempo de relaxar e descansar nas diferentes áreas do hamam.

View this post on Instagram

A post shared by Zeyrek Çinili Hamam (@zeyrekcinilihamam)

Continua após a publicidade

Atenção

Devido ao calor, semelhante ao de uma sauna, a experiência não é recomendada para todos. Grávidas, pessoas com problemas cardiovasculares e alterações na pressão arterial devem evitar o programa.

A casa de banho também adverte sobre os riscos para gestantes e para quem tem doenças respiratórias, diabetes, infecções do trato urinário, cirurgias recentes ou câncer. Além disso, os tratamentos não são realizados em pessoas com epilepsia, alergias ou queimaduras.

View this post on Instagram

A post shared by Zeyrek Çinili Hamam (@zeyrekcinilihamam)

Leia tudo sobre Istambul

Continua após a publicidade
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade