Arraial do Cabo: como chegar, hotéis, restaurantes, passeios

Por Adrian Medeiros Atualizado em 17 Maio 2023, 14h35 - Publicado em 9 set 2011, 19h06

Leia também sobre Cabo Frio

Arraial do Cabo costuma ser destino de visitantes de um dia, vindos principalmente de Búzios e Cabo Frio, mas tem atrativos que justificam uma estada maior. O forte, aqui, é o litoral belo e preservado. As famosas praias do Pontal do Atalaia impressionam com mar azul-clarinho e areia limpíssima, enquanto a do Farol, na Ilha de Cabo Frio, tem dunas e uma areia branquinha – o acesso até ela é por um passeio de barco, onde também se conhece a Gruta Azul, um dos melhores pontos de mergulho livre no Brasil.

COMO CHEGAR

Há duas formas de ir do Rio de Janeiro até Arraial do Cabo. Pelo caminho normal (164 km), pegue a Ponte Rio-Niterói (pedágio na ida), seguindo pela BR-101 até Rio Bonito (pedágio volta) e Via Lagos/RJ-124 (pedágio ida e volta), passando por São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. Há uma opção mais curta (153 km) e com menos pedágios, mas gasta-se um tempo maior. Nesse caso, após atravessar a Ponte Rio-Niterói (pedágio na ida), siga por dentro de Niterói pela Alameda São Boaventura e RJ-104 até Tribobó, prosseguindo pela Rodovia Amaral Peixoto/RJ-106. A Viação 1001 opera a linha entre o Rio de Janeiro e Arraial do Cabo em diversos horários diários – a viagem dura três horas

COMO CIRCULAR

A cidade é relativamente pequena, fácil de circular. Para chegar nas praias na região do Pontal do Atalaia, que são as melhores, o carro se faz necessário: as praias estão a 4 km do Centro e ainda é preciso vencer uma escadaria. Nos feriados e fins de semana o trânsito pode ser caótico, evite. O passeio de barco dá uma paradinha por lá.

QUANDO IR

Em tese no verão, pois a água de Arraial do Cabo é gelada, devido a uma corrente de água fria proveniente da Antártida, que desemboca na região de Cabo Frio e Arraial do Cabo. Mas nada impede que em outras épocas do ano a água não esteja trincando. Enfim, difícil de prever. Em qualquer época do ano, vá para praticar mergulho. Evite feriados e fins de semana, o trânsito até as melhores praias pode ficar caótico e o estacionamento é escasso.

SUGESTÕES DE ROTEIROS

2 dias – Reserve os dois dias para conhecer as famosas praias do Pontal do Atalaia e a Praia Grande. A primeira é formada por duas pequenas enseadas, de areia fina e branca. A segunda é a preferida dos surfistas.

4 dias – Faça o passeio de barco que leva para a Praia do Farol, na Ilha de Cabo Frio. Em qualquer dia, aproveite o passeio de mergulho. As águas de Arraial do Cabo são transparentes, de fauna marinha rica e com vários pontos para mergulho. Com acesso pelo píer da Praia dos Anjos, caminhe por uma íngreme trilha de 15 minutos até a Praia do Forno, outro bom ponto de mergulho.

MERGULHO

Quem curte mergulhar encontra um terreno fértil em Arraial do Cabo durante o ano inteiro. As águas são transparentes, há um bom número de pontos – cerca de 35, entre ilhas, enseadas e naufrágios – e a fauna marinha é das mais ricas por causa do fenômeno da ressurgência (correntes de diversas zonas que afloram nas praias e movem o fundo do mar, fazendo surgir nutrientes que alimentam várias espécies. As operadoras PL Divers, Arraial Sub e Sand Mar oferecem batismo e cursos de mergulho.

PASSEIO DE BARCO

Uma das melhores empresas para passeios de barco é a Saveiro Don Juan. O barco costuma sair mais cedo que os demais e é um dos primeiros a chegar à Praia do Farol, uma das mais perfeitas da região, mas que pode perder facilmente o encanto quando lota de barcos e sua diminuta faixa de areia fica lotada de gente.

ONDE FICAR

Central, a Praia dos Anjos está longe de ser a mais bonita da região, mas ganha em praticidade: tem restaurantes, é ponto de partida para os passeios de barco e tem fácil acesso à outras praias. Por lá ficam a Pousada Canto da Baleia, bem em frente à praia;  a Pousada Pilar, cuja campainha é um sino de 1907 e a Pousada do Capitão, com decoração náutica. A 200 m da Praia Grande, a Pousada do Timoneiro tem um farto café da manhã e uma sauna que faz sucesso após um dia se refastelando na praia. Fugindo do perfil pousadeiro de Arraial, o Hotel Mediterranee faz uma linha quase executiva, com 80 apartamentos, piscina, sauna e sala de jogos. A Pousada da Prainha, na entrada da cidade, fica um pouco afastada do Centro e muito próxima da dita Prainha.

Busque outras opções de hospedagens em Arraial do Cabo

ONDE COMER

Em comparação com Búzios e Cabo Frio, a gastronomia de Arraial do Cabo está alguns degraus abaixo. Ainda assim, encontra-se boas casas. Pequeno, perto do inicio da trilha para a Praia do Forno, o Pimenta Rosa Gastronomia é bacana para curtir a dois. Dentro da Pousada Caminho do Sol, o Sol na Cozinha tem um cardápio com receitas mediterrâneas. Peixes e frutos do mar são a especialidade do Meu Xodó, na Praia Grande e do Saint Tropez, na Praia dos Anjos. No Bacalhau do Tuga, além das receitas portuguesas, faz sucesso o peixe com banana.

De malas prontas? Contrate um seguro viagem e não corra o risco de passar aperto longe de casa; clique aqui.

Busque hospedagens em Arraial do Cabo aqui

Leia tudo sobre o Rio de Janeiro

Publicidade