Argentina e Chile: neve acima, morro abaixo

Novas gôndolas, aulas com experts e terraço para piquenique: o que pega nas estações mais bombadas

200 lugares para amar o inverno: mais destinos

ARGENTINA

Cerro Bayo

Um visual arrebatador no norte da Patagônia, a 80 quilômetros de Bariloche. A estação ocupa todo o topo da montanha (o padrão comum é a área de esqui ocupar apenas uma das faces), o que garante uma vista de 360 graus para o Lago Nahuel Huapi. São 23 pistas ótimas para iniciantes. Os bons hotéis e restaurantes de Villa La Angostura – a 9 quilômetros – combinam com o ambiente familiar do Cerro (cerrobayoweb. com)

Cerro Castor

Colada em Ushuaia, a estação mais austral do continente tem 27 pistas e a melhor neve powder do cone sul. Há uma nova pista de 100 metros para iniciantes e 30% do acervo de equipamentos esportivos (esqui, botas, pranchas de snowboard e capacetes) foram renovados. (cerrocastor.com)

Chapelco

Na charmosa cidade de San Martín de los Andes, tem longas e largas pistas para o intermediário esquiar e paredões inclinados para testar a habilidade dos avançados. A estação abriga a única etapa sul-americana do Campeonato Mundial de Snowboard. A escola conta um exército de 120 esquiadores profissionais. São 29 pistas – a maioria difícil. Entre as novidades, um novo teleférico quádruplo que comporta 2 100 passageiros por hora, para você chegar mais rápido à montanha. (laslenas.com)

La Hoya

La Hoya é a melhor estação “desconhecida” da Argentina, 280 quilômetros ao sul de Bariloche. Pequena, tem apenas 14 quilômetros de superfície esquiável e 24 pistas bem sinalizadas. Há boas alternativas também para iniciantes. (cerrolahoya.com)

Las Leñas

A vencedora do Prêmio VT 2011/12 como melhor estação de esqui do Hemisfério Sul tem uma conceituada escuela com um exército de 120 esquiadores profissionais. São 29 pistas – a maioria difícil. Entre as novidades, um novo teleférico quádruplo que comporta 2 100 passageiros por hora, para você chegar mais rápido à montanha. (laslenas.com)

CHILE

Farellones e El Colorado

As duas estações estão entre as mais próximas de Santiago, a apenas 32 quilômetros, o que facilita muito o bate e volta. Farellones é ideal para iniciantes – não há nenhuma descida radical. El Colorado é o paraíso dos snowboarders (tem um belo snowpark) e ostenta o maior terreno esquiável da região (são 44 quilômetros e 22 pistas). Para esta temporada prevê inaugurar uma nova escola de esqui para crianças de 4 a 7 anos e também um terraço especial para piqueniques. (elcolorado.cl)

La Parva

A 38 quilômetros de Santiago, é a mais seletiva (leia-se “preços mais salgados”) das estações mais próximas de Santiago. Ótima para férias em família, La Parva tem guardería para deixar as crianças enquanto os pais esquiam. São 30 pistas, 14 teleféricos e uma escola de esqui. Frequentada pela elite e por esquiadores experientes, é ladeada por um condomínio de casas que pertencem, em sua maioria, a santiaguinos abastados. (laparva.cl)

Nevados de Chillán

União perfeita entre spa e esqui, é famosa por suas águas termais e suas pistas ao redor dos bosques. É uma estação exclusiva, a 400 quilômetros de Santiago. A maior pista da América do Sul, com 13 quilômetros de inclinação, também fica lá. Para 2012, a estação aumentou em 40% a capacidade de transporte dos lifts. (nevados dechillan.com)

Portillo

A queridinha chilena dos profissionais está entre os dez melhores resorts all-inclusive do mundo, segundo a seleção da prestigiada revista Forbes, e tem 34 pistas, mais da metade delas voltada para avançados. Pela primeira vez os clientes poderão ser treinados por nomes de peso, como Stein Ericksen, medalhista olímpico norueguês. Outra novidade é o aplicativo para smartphones e tablets desenvolvido exclusivamente pelo centro de esqui, que vai informar sobre a qualidade da neve e as condições das estradas que levam até a estação. (skiportillo.com)

Valle Nevado

Os especialistas dizem que é a melhor para quem quer aprender a esquiar, pois as pistas são inclinadas e longas na medida certa. Entre as novidades, mais um teleférico, com 70 cabines e 980 metros de percurso. Duas novas pistas para iniciantes também serão inauguradas, totalizando 41 pistas e 900 hectares de muita neve. O Wine Fest agora é semanal: os hóspedes poderão degustar os vinhos da vinícola Casa Marín todas as quintas – depois de esquiar, espera-se. Os aventureiros poderão testar uma nova tirolesa, em percurso de 150 metros. (vallenevado.com)

LEIA MAIS:

Fotos das 25 melhores cidades de esqui do mundo – A National Geographic selecionou os mais deslumbrantes destinos de esqui em 2012

Destinos de inverno para viajar a dois – Entre montanhas e boa comida, selecionamos destinos românticos para os casais

Férias de Julho 2012 – Confira pacotes de viagem no Brasil e no exterior, roteiros para viajar de carro e destinos para curtir o frio da estação

Destino: Argentina – Hotéis, restaurantes e atrações

Destino: Chile – Hotéis, restaurantes e atrações

Pacotes de esqui – Os melhores pacotes para esquiar

Cerro, cerro meu – Estações de esqui na Argentina e no Chile com crianças, para gastar pouco, com ou sem balada, para pros. Escolha uma para chamar de sua

A felicidade é branca – Aspen, vencedora do Prêmio VT, a altíssima Telluride e Lake Tahoe, com seus cassinos, são os hits de esqui americanos da temporada

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s