Aluguel e troca de casas

Por Da Redação Atualizado em 16 dez 2016, 08h58 - Publicado em 17 nov 2011, 11h43

O aluguel e troca de casas por meio de sites especializados e comunidades online de hospedagem têm adeptos em muitos lugares. Os sites permitem que viajantes se comuniquem com anfitriões e reservem acomodações privadas em mais de 100 países. Qualquer pessoa pode colocar sua casa ou apartamento à disposição e quem determina o valor da diária é quem hospeda.

Como alugar

Há sites especializados em aluguéis de propriedades, como o AirBNB (http://www.airbnb.com/) e o Windu (http://www.wimdu.com.br). Essas comunidades de hospedagem possuem milhares de casas, apartamentos e até castelos cadastrados. Faça uma busca por destino e data da viagem e escolha uma opção de hospedagem. Importante: o anfitrião pode ou não aceitar a sua reserva. Ao confirmar a reserva, o site segura o pagamento por até 24 horas, prazo que o host tem para aceitar ou recusar.

Vantagens

Há hospedagens bem localizadas e às vezes mais confortáveis que hotéis;

As diárias costumam ser mais baratas que hotéis e pousadas;

– Qualquer pessoa pode colocar sua casa ou apartamento à disposição;

É possível hospedar-se em diferentes modelos de casas, apartamentos, coberturas, chácaras, mansões, castelos etc;

Proporciona o convívio com os moradores e contato com os hábitos e cultura locais;

Continua após a publicidade

– As propriedades costumam passar por uma avaliação prévia, antes de ficarem disponíveis no site para reserva – o que dá mais segurança ao viajante ao saber que irá encontrar ambientes confiáveis;

Atenção: Os sites cobram uma taxa do hóspede (de 6% a 12%) e também do proprietário (cerca de 3%).

 

Como funciona a troca

As trocas podem ser feitas de duas formas: simultânea, na qual o proprietário ocupa uma casa enquanto a sua é ocupada, ou não simultânea, quando o dono da casa pode trocar a estadia em seu imóvel por um crédito a ser usado em outro período. Para se cadastrar em um dos sites, é preciso pagar um valor anual, além de detalhar o que há no imóvel (número de quartos, banheiros, rede Wi-Fi, ar condicionado, etc). O primeiro contato entre os viajantes é feito pelo site.

Sites

HomeExchange

TrocaCasa

Leia mais:

Hospedagens baratas

Continua após a publicidade
Publicidade