Abav 2012: Embratur investe em ferramentas digitais para atrair turistas do exterior
Vídeos e redes sociais são apostas para mostrar um Brasil além dos cartões-postais
Com o objetivo de atrair mais turistas estrangeiros e capacitar os profissionais de turismo, Thiago Diniz, gerente de comunicação digital da Embratur, apresentou as novas ações da entidade nesta quinta-feira (25), durante o ciclo de palestras da Abav - A Feira de Turismo das Américas, que está sendo realizada até amanhã (26) no Rio de Janeiro.
Diniz comentou que o Brasil está em evidência devido a recentes conquistas, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Uma das missões da entidade é fazer com que o turista estrangeiro conheça outros atrativos além dos famosos cartões-postais. “Quando se fala em Brasil, o turista pensa no Cristo Redentor. A ideia é mostrar que cada vez que ele visitar o Brasil vai conhecer um país diferente”, diz.
Para motivar esses visitantes, a Embratur tem apostado em algumas ferramentas digitais, como o novo canal no Youtube, por exemplo, que traz vídeos de pessoas que realmente estiveram no destino. “São situações reais de viagem que faz com que a experiência de uma pessoa venda o destino para outra”, explica.
O Facebook é a principal rede de comunicação e interação. De acordo com um levantamento realizado na última semana pela Embratur, a rede social do Visit Brasil é a terceira no ranking de países em nível de engajamento. Ficou atrás apenas de Aruba e Costa Rica e à frente de Austrália e Portugal. Quanto ao número de fãs, obteve crescimento recorde de 110% em outubro.
A partir de uma parceria com uma agência de comunicação digital e uma produtora holandesa, o governo federal criou o Brasil 360° Experience. O site interativo reúne cinco filmes de roteiros com tecnologia 360°: quando o usuário movimentar o cursor ou o mouse, é possível ver o destino de vários ângulos. Até o final de novembro devem ser publicado mais vídeos, como de Recife, por exemplo.
Há também o Brasil Quest, um jogo disponível para iPhone, sobre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. O aplicativo, eleito como os 10 melhores apps do mundo pelo The Guardian, pretende atrair futuros viajantes, com idade de 12 a 25 anos. “Nós estamos preparando o próximo turista que vem para o Brasil”.
Durante a Abav, a Embratur anunciou uma nova ferramenta: o Trip Planner. Por meio do Facebook, o aplicativo oferece ao setor de turismo um espaço para divulgar serviços e produtos aos seguidores. Já os viajantes podem consultar informações sobre destinos e estabelecimentos avaliados por outros usuários.
E mais novidades vêm por aí. Segundo Thiago Diniz, entre janeiro e fevereiro de 2013 será lançada uma nova versão do site visitbrasil.com, que está sendo construído em uma plataforma diferente. Todos esses investimentos comprovam que a internet é uma das principais fontes de informação para planejar a viagem.
Leia mais:
Todo turista é um deficiente, diz ex-presidente da Oits Américas na Abav
Abav realizará Feira de Turismo das Américas de 2013 em São Paulo
Abav 2012: Feira de Turismo das Américas começa na terça-feira (24) no Rio