A vacina salva

Vacinação antes da viagem: como se proteger do sarampo na Europa e de outras doenças contagiosas

Muito se falou nos últimos meses da E. coli, a bactéria que causou a morte de cerca de 40 pessoas na Alemanha. Mas agora é um vírus – o do sarampo, velho conhecido dos consultórios médicos, que tem colocado em alerta quem viaja para a Europa. Só na França foram registrados quase 5 mil casos entre janeiro e março deste ano – quase o triplo em comparação com 2010.

O agente causador não é uma variação contemporânea. “Um dos motivos desses casos na França é a baixa adesão à vacinação na Europa”, diz Tânia Chaves, médica do Núcleo de Medicina do Viajante do Instituto de Infectologia do Hospital Emílio Ribas.

No Brasil, a doença está sob controle desde 2000 – e a maioria dos casos por aqui foi “importada” por viajantes. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomenda: quem vai viajar e não tomou as duas doses da vacina durante a infância deve se imunizar. O mesmo vale para as meningites bacterianas, também contempladas no calendário de vacinação. Nesse caso, é bom fazer uma avaliação médica.

Já a vacina para a febre amarela, não obrigatória para crianças, é exigida em mais de 100 países e sua cobertura dura dez anos. Saiba mais em www.emilioribas.sp.gov.br/viajante.php

Leia mais:

Viagem com crianças – vacinas obrigatórias

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s