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A mágica dos pontos

Na farmácia, no posto, na livraria ou nas lojas virtuais, nunca foi tão fácil acumular e trocar suas milhas. Conheça as diferenças e vantagens da Multiplus e do Smiles, os dois maiores programas

Por Fernando Souza (edição)
Atualizado em 16 dez 2016, 08h45 - Publicado em 5 mar 2012, 12h59

No princípio, eram as milhas. Depois, os pontos do cartão de crédito. Por fim, a convergência dos programas de fidelidade de livrarias, drogarias, hotéis e companhias aéreas. Hoje, você vai ao posto de combustível, acumula pontos (se pagar no cartão de crédito, em dobro) e os reverte em passagens. Ou, inversamente, compra passagens e usa os pontos para encher o tanque do carro. A ideia de reunir cada vez mais empresas num único plano de fidelidade foi implantada no Brasil pela paulistana Dotz, em 2002, inicialmente no comércio eletrônico. A partir de 2009, a empresa firmou parcerias físicas em Belo Horizonte e Brasília com os postos Ale, a rede Bob’s e o Cinemark, entre outros. No mesmo ano de 2009, a TAM criou a poderosa Multiplus, rede de acúmulo e resgate de pontos que associou todos os membros do programa de fidelidade da companhia e deu alcance nacional ao modelo.

FIDELIDADE PARA TODOS

Entenda a nova geração dos programas

Qual a diferença entre o Smiles e a Multiplus?

O Smiles é um programa de fidelidade com parceiros no varejo que permite o resgate de pontos apenas para passagens aéreas. A Multiplus é uma rede de programas de fidelidade que unifica o saldo de pontos, com três tipos de parceiros: de coalizão (onde você ganha e troca pontos, como nos postos Ipiranga), de acúmulo (só ganha, como no Boticário e nos pontos que você transfere do cartão de crédito) e de resgate (só troca, como na Tickets for Fun). Para juntar pontos no Multiplus, é necessário ser membro também do programa de fidelidade das empresas parceiras, de adesão gratuita. No Smiles, raramente há esse pré-requisito.

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Para pontuar na Multiplus eu preciso portar os cartões das empresas coligadas?

Quase nunca. A maioria dos programas é gerenciada pelo número do CPF do associado.

Qual a vantagem para as empresas parceiras?

Fidelização. Conforme o membro ganha o hábito de acumular pontos, começa a dar preferência paras as empresas parceiras.

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Em quanto tempo expiram os pontos?

No Smiles, três anos após a transação; no Multiplus, em dois anos.

Como faço para resgatá-los?

No site ou no call center da Multiplus, você solicita o prêmio desejado. Depois, na empresa onde pretende resgatar o produto ou serviço, é só avisar que vai pagar com pontos Multiplus. No Smiles, a troca por passagens é feita por telefone ou direto no site.

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Por que eu ganho milhas em dobro ao usar o cartão de crédito?

Porque você ganha diretamente na compra (no caso da Multiplus, desde que seja membro do programa de fidelidade da empresa parceira) e ainda reverte os pontos do cartão para o programa. Em categorias como o Platinum, a pontuação combinada chega a duas vezes e meia.

Qual prêmio vale mais a pena resgatar na Multiplus?

Mesmo na Multiplus, a maioria das pessoas prefere trocar pontos por passagens aéreas, por causa dos preços. Quase sempre essa é a melhor relação pontos/benefício. Fora de promoções, por exemplo, 10 000 pontos valem um trecho de voo doméstico pela TAM. De São Paulo para Maceió, essa passagem custaria cerca de R$ 400. Em comparação, uma cafeteria Nespresso Essenza que custa R$ 467 é trocada por 33 400 pontos – com 30 000 pontos, na baixa, você vai a Paris. Para fazer resgate em combustível, 5 000 pontos Multiplus valem R$ 90 nos postos Ipiranga.

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Posso emitir uma passagem em nome de terceiros?

Sim, na Multiplus e no Smiles.

Leia mais:

Março de 2012 – Edição 197

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