A estação francesa de Chamonix é uma das mais roots dos Alpes

Chamonix é a mais low-profile, mais vertiginoso e mais alpinista das estações nos alpes franceses

Atualizado em julho de 2019

Se Courchevel é a Campos do Jordão fancesa, Chamonix é o Itatiaia: a cidade que nos obriga a fazer biquinho para pronunciar seu nome é, na verdade, um dos destinos mais roots dos Alpes.

Sede das primeiras Olimpíadas de Inverno, a precursora das viagens alpinas começou a atrair exploradores em 1741, hipnotizados pelo glaciar que cobria a base do vale. Logo vieram o interesse pelas escaladas e o fetiche de subir o Mont Blanc (4 810 metros), o teto dos Alpes, alcançado em 1786.

Estação de esqui de Chamonix, na França O topo do Mont Blanc, com a Lua ao fundo

O topo do Mont Blanc, com a Lua ao fundo (lullypop/Flickr)

Em 1924, para aproximar a cidade do Mont Blanc, foi criado o teleférico do Aiguille du Midi, substituído em 1955 por uma linha com dois estágios, que conduz os visitantes dos 1 038 metros da vila para obscenos 3 777 metros de altitude.

Um elevador depois, já a 3 800 metros, eu cheguei a uma panorâmica de tirar o fôlego (literalmente), com dezenas de picos perfilados – à direita, o cocuruto branco é o Mont Blanc. Na base do Aiguille, esquiadores caminhavam como formiguinhas pela neve powder do Vale Branco, um famoso fora-de-pista, enquanto eu pisava em ovos no skywalk Step Into the Void, uma caixa de vidro sobre 1 000 metros de precipício.

A caixa de vidro do Step Into the Void e sua impressionante vista

A caixa de vidro do Step Into the Void e sua impressionante vista (Robert Pratta/CMB/Reprodução)

De minha rápida aula numa área beginner da cidade, o máximo que consegui foi um tombo, importante para perceber como os esquis se soltam das botas nas quedas, evitando torsões.

Mas o que eu mais curti foi a caminhada por uma floresta de coníferas com o guia de montanha Stephan. Com uma espécie de chinelo de plástico do tamanho de um pé gigante (snowshoe), nós afundamos a perna em meio metro de neve, circulando entre pegadas de cervos e raposas, num passeio Chamonix style pela vida selvagem.

As 10 melhores estações de esqui do mundo

Europa:

 Courchevel

 Chamonix

 Zermatt

 St. Moritz

 Innsbruck

 Cortina D’Ampezzo

Estados Unidos:

 Aspen

 Vail

 Jackson Hole

 Park City

Busque hospedagem em Chamonix

Leia tudo sobre estações de esqui

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.