1. Lavandário, Cunha (SP)
“Espécie de Provence paulista, conta com 22 mil pés de lavanda – pelo menos metade deles roxinhos e cheirosos o ano todo. A altitude (cerca de mil metros acima do nível do mar) possibilita ver o sol desaparecer lentamente atrás das colinas do vale.”
+ O Lavandário em Cunha é a Provence entre as serras da Bocaina e do Mar
2. Mirante do Fortaleza, Cambará do Sul (RS)
Foto: Debora/Flickr
“No fim de uma trilha de 1,5 quilômetro chega-se ao melhor ponto de observação do Cânion Fortaleza, joia do Parque Nacional da Serra Geral. O sol se despede atrás dos paredões rochosos e faz um lindo jogo de luz e sombra no caminho traçado pelo Rio da Pedra.”
+ As melhores fotos de pôr do sol em cada estado do Brasil
3. Pedra Bonita, Rio de Janeiro (RJ)
“De lá se enxerga da Zona Sul até a Barra, de frente para a Pedra da Gávea – nada mau para enquadrar o sol sumindo no horizonte. A trilha de 35 minutos é leve, apesar de um pouco íngreme.”
+ 14 parques nacionais para curtir a natureza do Brasil
4. Mirante da Pedra Grande, São Paulo (SP)
Foto: arquivo pessoal
“Fica a 1010 metros de altitude, no Parque Estadual da Cantareira, no fim de uma trilha de 4,5 quilômetros. Lá, prova-se que existe cor e beleza na selva de pedra paulistana.”
+ Fotos: 8 vistas espetaculares de São Paulo (SP)
5. De barco pelo Rio Potengi, Natal (RN)
Foto: Divulgação
“O barco sai do Iate Clube de Natal e dele se vê o céu se tingir de laranja e vermelho. O sol se esconde no rio ao som de canções entoadas por artistas locais.”
As indicações são de Pamela Domingues, apresentadora do programa Hoje Tem, da TV Gazeta
Texto publicado na edição 242 da revista Viagem e Turismo (dezembro/2015)