
1. Txepetxa
“O lugar mais despretensioso que já conheci. Um salão pequeno e meio bagunçado, com um minúsculo balcão que recebe os pedidos e quadros de artistas famosos que visitaram o local. Serve as melhores sardinhas do Cantábrico em San Sebastián.”

Foto: Divulgação
2. A Fuego Negro
“Moderno, tanto no ambiente quanto na comida. Da cozinha saem montagens e apresentações inusitadas de pratos, como a ótima terrine de foie gras enlatada. Oferece também menu degustação com reserva antecipada e conta com boa seleção de vinhos espanhóis.”
+ Restaurantes pelos Estados Unidos em que a estrela é o sanduíche

Foto: evil_mel/Flickr
3. Borda Berri
“Serve pintxos tradicionais, muito bem executados, em ambiente simpático e festivo. Mas sensacional é o típico bacalao a pil-pil – lombo de bacalhau com molho emulsionado, alho, azeite e salsinha.” Calle Fermin Calbeton, 12

Foto: Divulgação
4. Andra Mari
“Com mesas na calçada no bairro do Gros, perto da praia, possui uma cozinha de técnicas de vanguarda muito aprimoradas, como as que fizeram, por exemplo, a fama do El Bulli, considerado o melhor restaurante do mundo.” Calle de Zabaleta, 42
+ Os melhores lugares do planeta para comer cannoli

Foto: Carlos Rivera/Flickr
5. La Cuchara de San Telmo
“É o meu favorito. A cozinha é mais tradicional, muito boa e sem frescura. Serve a melhor bochecha de boi (carrillera) que já provei. Tem um ótimo foie gras à la plancha, e manitas de cerdo.”
As indicações são de Diego Belda, chef, ex-rothko e dono do Gastrobar Goya, em São Paulo