5 dúvidas sobre… Pouso de avião

 

1 Quais são os fatores que complicam uma aterrissagem?

Neve, granizo e chuva alteram a visibilidade, mas o maior inimigo é o vento. “As rajadas e tesouras de vento param e voltam em direções diferentes, desestabilizando a aeronave. Quando a corrente de ar bate na cauda e aumenta a velocidade do avião, o piloto não deve decolar nem pousar. O ideal é que o vento esteja contra”, diz Ernesto Klotzel, engenheiro de voo e jornalista especializado em aviação.

2 O que é um pouso bom?

“Em condições favoráveis, é uma aterrissagem suave, mas, com vento e má visibilidade, é aquele em que o avião se mantém na pista, sem derrapar nem gerar danos à aeronave, como um furo no pneu”, diz Klotzel.

3 O piloto tenta o pouso de qualquer jeito?

Não. Se ele percebe que não conseguirá pousar, ou arremete e dá voltas no ar até tentar de novo ou desiste e ruma para outro aeroporto.

4 Solavanco na aterrissagem é pouso mal executado?

Não. Segundo o engenheiro de voo, quando o vento está perpendicular à aeronave, o melhor a fazer é jogar o avião na pista rapidamente para ter mais tempo de freá-lo. “Se o avião não derrapa, não sai do caminho nem ultrapassa o limite da pista, é um ótimo pouso, mesmo com solavanco”, afirma.

5 Qual é o pior aeroporto para pouso do Brasil?

“No santos Dumont, não bastasse a pista ser curta, parte dela está cercada pelo mar. É um aeroporto que pensa que é um porta-aviões. Por isso, um comandante faz voos supervisionados antes de pousar sozinho lá”, diz Klotzel.

Leia mais:

Abril de 2012 – Edição 198

5 lições de casa que os aeroportos brasileiros precisam fazer

Programas de milhagem

Pequeno manual… Contra medo de avião

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s