10ª Semana Nacional de Museus tem programação em todo o país

O evento, entre 14 e 20 de maio, reúne 1.114 museus de 513 cidades

Por Marcela Puccia Braz Atualizado em 27 jun 2019, 17h16 - Publicado em 10 Maio 2012, 17h52

Para celebrar o Dia Nacional dos Museus em 18 de maio, a 10ª Semana Nacional de Museus tem uma extensa programação de instituições de todo o país, entre 14 e 20 de maio, em torno do mesmo tema: museus em transformação – novos desafios, novas inspirações.

São 1.114 museus participantes de 513 cidades. Todos os estados do país estão na programação dos 3.420 eventos cadastrados. Em 2011, a média de público nos museus aumentou 87% durante a Semana dos Museus em comparação com a semana anterior ao evento, segundo pesquisa da Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Este ano também se comemora os 40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile/1972, quando uma nova concepção de museu foi apresentada ao mundo. Na Mesa, o museu foi pensado como instituição a serviço da sociedade, parte integrante e participativa da formação da consciência da comunidade em que está inserido.

Em São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa participa com minicontos sobre a língua portuguesa, visitas sensoriais à Estação da Luz e ao acervo “Antropologia das palavras”. No Rio de Janeiro, o Museu da República tem programação voltada ao meio ambiente com exibição do filme Lixo Extraordinário, feira de mudas de plantas e mesa redonda sobre o museu na Eco 92, entre outras atividades.

O Museu de Ciências e Tecnologia (PUC), em Porto Alegre, terá a exposição “Energia: Aprender hoje para preservar o amanhã” e a palestra “Aplicações Práticas da Energia Solar Fotovoltaica”. Em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer, os visitantes podem ver três exposições sobre arquitetura ou participar da mesa redonda “Alcance, Percepção e Entendimento dos Visitantes em Museus”.

Recife também participa do evento. O Instituto Ricardo Brennand traz à semana diversas mesas, entre elas “Das Musas aos Museus: Interface entre o Presencial e o Virtual”, “Design: novos olhares sobre os museus” e “Profissionais de Museus e Experiências Interdisciplinares”. Confira a programação completa no site do Ibram.

10ª Semana Nacional de Museus

Quando: entre 14 e 20 de maio

Continua após a publicidade

Onde: 513 cidades brasileiras

Programação: veja no site do Ibram

Mais informações: www.museus.gov.br/

LEIA MAIS:

Eventos viajeaqui – Os principais shows, festivais, festas regionais, maratonas e campeonatos esportivos no Brasil e no mundo

Os Melhores Museus de Arte da Europa

Fotos de museus de chocolate pelo mundo

 

Continua após a publicidade

Publicidade