Ranking divulgado pela consultoria internacional Mercer revela quais são os municípios que oferecem maior qualidade de vida para seus habitantes, levando em conta fatores como educação, saúde e frequência de desastres naturais. A Europa lidera a lista das Top 10, ocupando seis posições do ranking, enquanto Brasil aparece em 102ª lugar, com a cidade de Brasília.
O melhor lugar do mundo para viver é a cidade de Viena, na Áustria. Pelo menos é o que aponta a pesquisa Qualidade de Vida 2012, divulgada no início deste mês pela consultoria internacional Mercer. Em segundo lugar, aparece o município de Zurique, na Suíça, seguido por Auckland, na Nova Zelândia.
O ranking analisou 221 cidades ao redor do mundo, listando quais são as que oferecem maior qualidade de vida para seus habitantes. A avaliação levou em conta 39 fatores, agrupados em 10 diferentes categorias: ambiente político e social; ambiente econômico; ambiente sociocultural; saúde e vigilância sanitária; escolas e educação; serviços e transporte público; recreação; bens de consumo; moradia e ambiente natural – que analisa critérios como clima e frequência de desastres naturais.
Já o Brasil não está bem na fita. Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo são os municípios que proporcionam melhor qualidade de vida no país, mas eles não figuram nem entre os 100 primeiros colocados do ranking, ocupando, respectivamente 102ª, 112ª e 115ª posições.
Leia mais:
Os 100 lugares mais lindos do mundo
Melhores escolas de inglês no exterior
Coleção Viagem de Bolso – O melhor do Canadá
Intercâmbio: embarque preparado para adaptar-se a uma nova cultura
Pequeno manual de… Intercâmbio