10 atrações grátis em Recife
Confira a nossa seleção de roteiros gratuitos em Recife (PE)
Por
Anderson Estevan
access_time
9 abr 2012, 19h09
-
1. Teatro Santa Isabel, recife, Pernambuco
zoom_out_map
1/11 Teatro de Santa Isabel: a visita segue do hall de entrada do palco - Praça da República (Santo Antônio), aos domingos, das 14h às 17h (Divulgação/Divulgação)
-
2. Recife Antigo, Recife (PE)
zoom_out_map
2/11 Recife antigo: a invasão holandesa, no século 17, marcou um período de liberdade religiosa no Recife. E atraiu judeus perseguidos na Europa, que se estabeleceram na então apelidada “Rua dos Judeus”, no Recife Antigo. O nome da rua mudou para Bom Jesus, a antiga sinagoga virou museu, velhas construções foram restauradas e a vida começou a pulsar em bares, restaurantes e centros culturais da região. (Divulgação/Divulgação)
-
3. Recife Antigo, Pernambuco
zoom_out_map
3/11 Recife Antigo: mesmo com a diminuição das ações de revitalização, lentamente, o lugar ganhou novos espaços, como o Centro Cultural dos Correios e o Santander Cultural e continua a se valorizar, com as suas fachadas coloridas e a animada feira de artesanatos no Bairro do Recife, que atrai muita gente aos domingos (Divulgação/Divulgação)
-
4. Localizada no centro histórico, a Igreja Madre de Deus chama atenção pelas várias imagens de anjos e o dourado de suas colunas retorcidas, típicos do barroco
zoom_out_map
4/11 Igreja Madre de Deus: reúne mobiliário em jacarandá e colunas retorcidas douradas. Alguns painéis no altar-mor se mantêm enegrecidos, registrando os danos causados pelo incêndio de 1971. Endereço: Rua Madre De Deus (Bairro do Recife). De terça a sexta-feira das 08h às 12h e das 14h às 17h. Domingos das 08h às 17h (Divulgação/Divulgação)
-
5. Palácio do Campo das Princesas, Recife, Pernambuco
zoom_out_map
5/11 Palácio do Campo das Princesas: é sede do Governo do Estado, A visita vai do gabinete do governador ao jardim. Fica na Praça da República (Santo Antônio) e abre aos domingos, das 10h às 12h e das 14h às 17h
-
6. Santander Cultural, Recife, Pernambuco
zoom_out_map
6/11 Santander Cultural: espaço cultural que alia exposições periódicas de arte com shows e exibições de filmes
-
7. Catedral de São Pedro dos Clérigos
zoom_out_map
7/11 Catedral de São Pedro dos Clérigos: em estilo barroco e rococó, não economiza no jacarandá das portas e na talha dourada dos púlpitos. Fica no Pátio de São Pedro (Santo Antônio), de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 17h
-
8. Igreja do Santíssimo Sacramento (Matriz de Santo Antônio), Recife, Pernambuco
zoom_out_map
8/11 Igreja do Santíssimo Sacramento (Matriz de Santo Antônio): erguida em 1790 em estilo barroco, tem 12 sacadas e altares com talhas douradas. É uma das igrejas mais charmosas de Recife - Praça da Independência (Santo Antônio), de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h e 14h às 18h
-
9. Basílica e Convento Nossa Senhora do Carmo, Recife, Pernambuco
zoom_out_map
9/11 Basílica e Convento Nossa Senhora do Carmo: o estilo barroco começa na fachada, passa pelos altares laterais e culmina nos entalhes dourados do altar-mor. – Praça do Carmo (Santo Antônio). Segundas-feiras, das 06h30 às 17h, de terça a sexta-feira das 06h30 às 19h, aos sábados das 06h30 às 12h e aos domingos das 08h às 12h e das 17h às 20h.
-
10. Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Recife, Pernambuco
zoom_out_map
10/11 Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos: erguida por escravos, tem altares barrocos e imagens do século 18 – Rua Estreita do Rosário (Santo Antônio), de segunda a sexta-feira das 08h às 17h
-
11. Parque Dona Lindu, Recife, Pernambuco
zoom_out_map
11/11 Parque Dona Lindu: inaugurado em março de 2011, tem a marca de Oscar Niemeyer: uma marquise sinuosa e dois blocos de concreto cilíndricos. Em um deles está o Teatro Luiz Mendonça; no outro, a Galeria Janete Costa, com mostras temporárias (de terça a sexta-feira das 14h às 20h, aos sábados e domingos das 10h às 20h). A área reúne esculturas de Avelardo da hora, quadras e pistas de caminhada. Endereço: avenida da Boa Viagem, altura do nº 6000.
Invadida e conquistada pelos holandeses no século 17, Recife, a capital pernambucana ainda mantém muito deste período de prosperidade e de riqueza cultural. Até hoje, quando se está andando pelas ruas de Recife é possível notar a combinação entre construções clássicas, com dois, três séculos de existência, ao lado de prédios comerciais modernos e novos.
No Recife Antigo, é possível notar como este passado ainda está vivo na cidade, tanto nas construções influenciadas pela cultura judaica – perseguidos pela inquisição, muitos judeus encontraram a na Recife holandesa um abrigo para expressar sua fé -, como nas igrejas construídas na mesma época, mas em estilo barroco e rococó. Esta rica arquitetura histórica da cidade, presente no centro histórico e nas diversas igrejas barrocas, se mistura aos prédios novos e os canais e pontes que cortam a cidade. E, o melhor: o acesso a várias destas construções é gratuito.
Já conhece as atrações históricas da cidade? A capital pernambucana também oferece atrações de rua gratuitas, como o Parque Dona Lindu, que abriga eventos ao ar livre. Assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o lugar recebe muitos show e atrações culturais o ano todo.
Veja acima 10 atrações gratuitas para a cidade mais holandesa do Brasil.
LEIA MAIS:
Recife – O que fazer, onde comer e onde ficar
48 horas em Recife e Olinda
Roteiro Rodoviário Maceió a Recife