Continua após publicidade

Congonhas: bolsão para carros de aplicativo começa a funcionar na quinta

Espaço de 4.000 m² terá capacidade para 145 carros e vai funcionar das 4h30 às 23h30

Por Da Redação
10 jul 2024, 20h00

O Aeroporto de Congonhas ganha um bolsão exclusivo para carros de aplicativo a partir desta quinta-feira (11). A área de espera dedicada está localizada na entrada principal do aeroporto, próximo ao terminal, e vai funcionar das 4h30 às 23h30. O bolsão terá uma área total de 4.000 m² e capacidade para 145 veículos. Com isso, motoristas não precisarão mais circular pelas vias internas e externas do aeroporto enquanto aguardam uma nova chamada.

Para os motoristas, o projeto prevê que as empresas de aplicativos, como Uber e 99, organizem filas virtuais para uma melhor organização do fluxo de chamadas. O tempo de permanência dos veículos no local será reduzido com essa mudança, o que aumenta a capacidade de embarque e gera benefícios para o entorno, já que o tráfego passa a fluir melhor.

Embarque de passageiros 

Até o final do mês, a Aena, concessionária de Congonhas, irá aumentar em 33% o número de vagas para o embarque de passageiros em carros de aplicativos, passando das atuais 39 para 52. Esse aumento será possível com a redistribuição das vagas existentes no piso inferior, com a redução das atuais sete vagas de ônibus para duas. Com isso, serão criadas 13 novas vagas para carros de aplicativos. As mudanças devem aumentar a fluidez e melhorar o trânsito para quem utiliza o aeroporto. 

Além do aumento de vagas, a Aena irá aprimorar a sinalização e orientação do meio-fio com o objetivo de facilitar o encontro entre motoristas e passageiros. Entre as ações previstas, estão a instalação de setores de embarques, com indicações por números e cores, para que os passageiros aguardem no local exato da parada de seus veículos, melhorando a organização do tráfego e reduzindo o tempo de espera. Com a maior agilidade, haverá uma redução no tempo de permanência dos veículos no local e aumento da capacidade de embarque de passageiros. 

Continua após a publicidade

Futura praça de integração 

Para 2025, a Aena prevê uma segunda fase do projeto com a criação de uma praça para o embarque de passageiros em carros de aplicativos. Com cerca de 70 vagas de parada, o local ficará na cobertura do atual edifício garagem, com acesso facilitado logo após a saída do desembarque de voos. A entrada e a saída dos carros de aplicativos na praça serão feitas por dois novos viadutos de acesso. As obras deverão ser iniciadas no segundo semestre deste ano.

Publicidade