Portadores de passaporte brasileiro precisam de visto para visitar a China. O processo de solicitação exige atenção por conta das várias etapas. Embora uma assessoria especializada possa facilitar os trâmites, muitos optam por fazer o pedido de maneira independente. Se esse for o seu caso, veja detalhes a seguir.
O primeiro passo é definir o objetivo da sua viagem, para assim definir a categoria do visto. Além disso, o prazo de validade e a duração do documento também variam conforme o visto escolhido.
Tipos de Visto
A Embaixada da República Popular da China no Brasil categoriza os vistos conforme o propósito da viagem. O visto C é para tripulantes e motoristas internacionais; o D para quem busca residência permanente; o F é destinado a atividades acadêmicas e de pesquisas científicas; e o G é para viajantes em trânsito, ou seja, aqueles que precisam passar pelo país temporariamente enquanto se dirigem ao seu destino.
Jornalistas podem solicitar o J1 (permanência acima de 180 dias) ou o J2 (menos de 180 dias). Turistas devem solicitar o L, e para negócios, o visto M.
O Q1 é destinado à reunião familiar com intenção de residência prolongada, seja com parentes chineses ou estrangeiros já residentes, além de pessoas que pretendem morar no país devido à adoção. E o Q2 é voltado para visitas de curta duração a familiares que, também, sejam cidadãos locais ou estrangeiros no país.
O S1 é para visitas prolongadas (mais de 180 dias) a familiares de estrangeiros residentes na China por motivo de trabalho, estudo ou questões particulares, e o S2 para visitas curtas a essas pessoas.
O visto R é para talentos de alto nível ou profissionais que a China precise com urgência. Estudantes devem solicitar o X1 (longo prazo) ou o X2 (curto prazo), e trabalhadores precisam do visto Z.
Brasileiros devem apresentar o passaporte original com validade mínima de seis meses e o documento deve ter páginas em branco para que o visto possa ser concedido.
Cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em Hong Kong e Macau para estadias de até 90 dias.
Documentos necessários
Os documentos básicos para obter qualquer tipo de visto são: um passaporte válido por pelo menos seis meses, um formulário preenchido e assinado e uma foto 3×4 colorida com fundo branco. Estrangeiros devem fornecer documentos que comprovem sua estadia legal no Brasil e, se tiverem nacionalidade chinesa anterior, o passaporte chinês original.
Mas fique atento! Cada modalidade de visto exige documentos específicos, como reservas de passagem e hotel para o visto L, carta convite para o visto F, licença de emprego para estrangeiros para o visto Z, entre outros. Consulte as exigências de cada visto no site da Embaixada Chinesa no Brasil.
Os solicitantes devem fazer coleta das impressões digitais e foto na Embaixada ou Consulados-Gerais, com exceção de menores de 14 anos e maiores de 70 anos.
Passo a passo
Passo 1: Reúna a documentação necessária para a modalidade de visto que você deseja solicitar.
Passo 2: Leve os documentos impressos ao Consulado da China responsável pela jurisdição do Estado em que você reside (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife ou Brasília).
Passo 3: Após a entrega, você receberá um boleto de R$475. O valor pode variar anualmente, mas o pagamento poderá ser efetuado em dinheiro na conta do Banco do Brasil indicada pelo atendente.
Saiba mais no site da Embaixada da China no Brasil.
A China exige certificado de vacinação contra a febre amarela.
Rumo ao Mundo
Além da China, há muitos países que requerem visto para quem tem passaporte brasileiro. Dentre eles estão Canadá, Estados Unidos, Austrália, México e muitos outros. Saiba também que mais de cem nações dispensam a necessidade de um visto.