Continua após publicidade

Como acompanhar voos em tempo real

Ferramentas permitem conferir status do voo e até mesmo visualizar a localização da aeronave em um mapa

Por Yasmmin Ferreira
5 jul 2024, 12h00

Sabe aquela ansiedade que bate quando estamos esperando para buscar alguém no aeroporto? Ou a curiosidade para saber se a pessoa querida já chegou ao destino e esqueceu de avisar? Acompanhar o status de um voo em andamento é um jeito de remediar essa preocupação.

Há várias maneiras de fazer isso: consultando o Google, os sites das companhias aéreas ou mesmo aplicativos especializados em rastreamento de voos. A maioria fornece informações atualizadas sobre os horários de partida e chegada, mudanças de portão, atrasos e cancelamentos.

Google

Uma simples busca no Google é o suficiente para descobrir os horários de partida e chegada, o terminal de embarque e desembarque e se aeronave está no horário, atrasada ou já pousou. Basta digitar “status do voo [número do voo]”. Exemplo: “status do voo AA123”.

Companhias aéreas

A maioria das companhias possui algum tipo de informação em seus próprios sites e aplicativos, fornecendo atualizações detalhadas e em tempo real sobre o status dos voos. Na plataforma da aérea, procure pela seção de “Status de Voo”, “Acompanhar Voo” ou semelhantes. Nos sites da Azul, Gol e Latam, você pode inserir o número do voo ou os detalhes da rota para obter informações atualizadas.

Sites e aplicativos especializados

Existem também sites e aplicativos dedicados ao monitoramento de voos que oferecem recursos avançados para acompanhar viagens em tempo real, inclusive com mapas atualizados a cada minuto.

O FlightAware (disponível para navegador e aplicativo para Android e iOS) mostra as várias aeronaves em curso pelo mundo, além de ter ferramentas de alertas personalizáveis e histórico de voos. Basta inserir o número do voo, aeroporto ou companhia aérea para ver a localização atual, horários de partida e chegada, além de possíveis atrasos.

Continua após a publicidade

O Flightradar24 (disponível para navegador e aplicativo para Android e iOS) também permite visualizar a posição do voo em um mapa, junto com informações detalhadas sobre altitude, velocidade e rota. Para utilizá-lo, digite o número do voo na barra de pesquisa ou explore o mapa interativo.

Já o FlightStats (disponível para navegador e aplicativo para Android e iOS) exibe a localização da aeronave, status de voos, previsões meteorológicas e horários de aeroportos. A navegação é bem simples: basta pesquisar pelo número do voo, rota ou aeroporto para acessar informações atualizadas.

Notificações em tempo real

Para quem deseja receber atualizações automáticas sobre o status de um voo, alguns aplicativos e serviços oferecem notificações por e-mail, SMS ou direto na tela do celular.

Nos aplicativos mencionados, como FlightAware e Flightradar24, você pode configurar alertas personalizados que enviam avisos para a barra de notificações quando houver mudanças no voo.

Algumas companhias aéreas também permitem que você se inscreva para receber atualizações por e-mail ou SMS diretamente no site ou aplicativo.

Continua após a publicidade

Leia mais em Manual do Viajante

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade