Continua após publicidade

Como detectar câmeras escondidas nas acomodações

Os lugares mais comuns onde os dispositivos são colocados e dicas para encontrá-los usando o seu celular

Por Da Redação
Atualizado em 30 mar 2024, 12h26 - Publicado em 30 mar 2024, 12h00
Lente de câmera
 (Bernard Hermant/Unsplash)
Continua após publicidade

Ainda que a prática seja proibida, já foram noticiados casos de hóspedes que encontraram câmeras ocultas em quartos de hotel e espaços internos de acomodações de aluguel de temporada.

De baixo custo e fácil instalação, essas câmeras só precisam de conexão à internet para transferência dos vídeos e, devido ao seu tamanho reduzido, podem ser facilmente escondidas.

Veja dicas da Kapersky, empresa de cibersegurança, para detectar câmeras escondidas quando estiver viajando:

1. Dê uma boa olhada nesses pontos

Os lugares mais comuns onde se escondem as câmeras são supostos sensores de fumaça, espelhos, tomadas, painéis de TV, relógios de parede, quadros, animais de pelúcia decorativos e lâmpadas que parecem de emergência, mas não são.

Continua após a publicidade

2. Faça um vídeo da acomodação

Uma maneira simples de detectar câmeras escondidas requer apenas a câmera do seu celular. Desligue as luzes do lugar que estiver, grave um vídeo com a lanterna do celular ligada e aponte o smartphone para os pontos onde você acha que um dispositivo oculto pode estar. Se sua suspeita estiver correta, você verá um flash na tela.

3. Use a câmera frontal do seu celular

Muitas câmeras usam luz infravermelha, que é invisível ao olho humano. No entanto, ao filmar com o seu celular no escuro, a fonte de luz infravermelha aparecerá na tela como um ponto pulsante. Nesse caso, tenha em mente que a câmera principal do seu smartphone pode não funcionar, porque provavelmente tem um filtro de luz IR. Mas a câmera frontal deve fazer o trabalho.

4. Utilize aplicativos com essa finalidade

Existem aplicativos que foram criados especialmente com o intuito de encontrar câmeras ocultas, e eles podem ser divididos em dois grupos. O primeiro grupo procura dispositivos pelo brilho da lente, como no método descrito acima. Exemplos incluem o Glint Finder (disponível para iOS e Android).

Continua após a publicidade

Os aplicativos do segundo grupo são projetados para procurar dispositivos espiões sem fio, como é o caso do Smart Home Monitor (disponível para Android). Para que eles funcionem, é preciso se conectar a uma rede Wi-Fi local. Depois de escanear o roteador, o aplicativo exibe uma lista de dispositivos conectados, entre os quais pode estar uma câmera oculta. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade