Buscador de passagem aérea auxilia no planejamento de viagens
Encontrar destino de acordo com o orçamento e modos de organizar roteiros são alguns dos recursos
O comparador de passagens aéreas Kayak atualizou recentemente o seu Guia Travel Hacker, uma série de ferramentas e recursos que ajudam os viajantes na busca de viagens com bom custo-benefício.
Seis recursos da plataforma trazem informações atualizadas sobre os destinos mais buscados na plataforma no período de seis meses. Para além de procurar pelos preços mais baixos, o guia também leva em conta questões como sazonalidade, lotação, previsão do tempo para cada época do ano e melhores atrações.
A plataforma funciona tanto pelo aplicativo para celular (disponível para iOS e Android) quanto pelo site. Para usar, é preciso criar uma conta com um e-mail pessoal.
Saiba mais sobre os recursos e como você pode utilizá-los para otimizar a sua viagem – e, com sorte, achar preços mais baixos:
1. Explore
A primeira ferramenta, Explore, pode ajudar antes mesmo de ter o destino e a data da viagem definidos: por meio de um mapa, o site identifica as passagens aéreas mais baratas. Assim, aproximando ou afastando o mapa, a ferramenta exibe os destinos com os preços mais em conta.
Para isso, basta selecionar o aeroporto de partida (o default é aparecer como origem a localização do usuário, mas você pode alterá-lo). Também é possível selecionar o mês do ano em que você quer viajar, e a ferramenta exibe os destinos mais baratos para aquele período de tempo, por meio do mapa.
Outro recurso para tornar a busca mais específica é o filtro. É possível definir o seu orçamento para a passagem aérea e, assim, o aplicativo exibe apenas os destinos que estão dentro do valor que você definiu como máximo.
Além disso, você pode filtrar o número de escalas, duração e tipo de viagem – é possível escolher entre destinos de praia, cidade, família, romântico, ao ar livre, gourmet e esqui.
Ao clicar em um destino, a ferramenta exibe várias informações a respeito do lugar, passeios, motivos para conhecer e até como se locomover pela cidade.
2. Lista de desejos
Depois de explorar vários destinos de acordo com seu orçamento e datas da viagem, provavelmente há alguns que ficaram entre os favoritos. Na plataforma, é possível salvá-los na Lista de desejos clicando no ícone de coração ao lado do destino.
Para visualizar toda a sua lista – para, quem sabe, decidir o destino da próxima viagem – é só clicar no ícone de coração no menu esquerdo (no computador) ou no menu inferior (no celular).
Cidades para você se inspirar
Para ajudar nessa tarefa, o Guia Travel Hacker 2024 preparou uma lista com os destinos nacionais e internacionais com os preços médios mais baixos registrados na plataforma entre os dias 18 de julho de 2023 e 18 de janeiro de 2024, para viagens a serem realizadas entre 1º e 31 de julho de 2024. Veja quais são eles (em ordem alfabética):
Destinos nacionais:
- Belo Horizonte (MG);
- Brasília (DF);
- Curitiba (PR);
- Florianópolis (SC).
- Goiânia (GO);
- Navegantes (SC);
- Porto Alegre (RS);
- Rio de Janeiro (RJ);
- São Paulo (SP);
Destinos internacionais:
- Buenos Aires (Argentina);
- Cancún (México);
- Lima (Peru);
- Madri (Espanha);
- Miami (Estados Unidos);
- Punta Cana (República Dominicana);
- San Carlos de Bariloche (Argentina);
- Santiago (Chile);
- Ushuaia (Argentina).
4. Trips
Com o destino finalmente decidido, o próximo passo é concentrar todas as informações importantes sobre a viagem, como passagem aérea, hotel e aluguel de carro, em um único lugar: é possível criar viagens por meio do Trips, que funciona como um assistente virtual para a viagem.
O primeiro passo é criar uma viagem: é preciso clicar no ícone de reticências (…) ao lado de Trips e clicar em “Criar viagem”. Na sequência, selecione o destino e dê um nome para a sua viagem, algo como “Férias em família no Rio de Janeiro” ou “Viagem a trabalho para Londres”, ou o que você quiser.
Então, com a viagem criada, é possível começar a colocar os primeiros detalhes, como selecionar voos, procurar hotéis e adicionar reservas de carros ou bilhetes de trem clicando no ícone de “+”. Tudo fica concentrado e organizado por datas por meio da ferramenta.
É possível adicionar reservas mesmo que elas não tenham sido feitas pela plataforma. Para fazer isso, é só clicar no ícone de “+” e, então, “Adicionar reserva manualmente”.
Você também pode adicionar bilhetes de museus, reservas de restaurantes e outros passeios que já estejam agendados. Após clicar no ícone “+”, selecione “Adicionar um evento personalizado” e ir montando sua agenda de passeios.
5. Melhor momento para viajar
Outra hipótese é que você já tenha destino e número de dias definido, mas não sabe exatamente quando vai viajar. Nesse caso, a ferramenta “Melhor Momento para viajar” mostra o melhor mês com base não apenas no preço, mas também na previsão do tempo (temperatura média e volume de chuvas previsto) e na lotação esperada para cada mês do ano. Eventos que costumam rolar em cada destino também podem ser levados em consideração (as indicações são geradas por meio do ChatGPT, por isso o ideal é checar também em outras fontes).
Também é possível ver os melhores momentos para viajar com base apenas nos preços ou na previsão do tempo:
6. Alerta de preços
Os preços das passagens aéreas não flutuam apenas em função da data que você vai viajar, mas também da data em que é feita a compra da passagem. Por isso, uma ferramenta útil é acionar os alertas de preços para os destinos que você está pensando em visitar.
Assim, você recebe uma notificação no seu celular ou na caixa de entrada do seu e-mail quando os preços das passagens aumentaram ou diminuíram, facilitando a escolha do momento ideal para a compra.
É possível escolher uma data específica ou flexível. Além disso, dá para acionar o alerta de preço por meio da busca geral, por um voo específico ou por meio das configurações no aplicativo.
Leia tudo sobre Manual do Viajante