O prêmio O Melhor de Viagem e Turismo 2023/2024 chegou a sua 19ª edição e há muito o que ser comemorado. Uma das razões é a volta do evento presencial no Rio de Janeiro, que aconteceu na noite desta quarta-feira (27) no hotel Grand Hyatt, na Barra da Tijuca. A outra é o recorde de categorias, 38 ao todo.
O Prêmio VT deste ano consolida a trajetória de alguns invictos, como a CVC, que levou pela 21ª vez o troféu de Melhor Operadora de Turismo. Outra que corre na frente é Bonito, que conquistou 17 vezes o prêmio de Melhor Destino de Ecoturismo. O Rio de Janeiro ganhou pela 12ª vez como Melhor Cidade, mas a novidade que vem de lá é o compartilhamento do pódio de Melhor Hotel, 14 vezes conquistado pelo Copacabana Palace, com o seu “irmão” paranaense, o Hotel das Cataratas. Santa Catarina levou o prêmio de Melhor Estado do Brasil pela 13ª vez e o Costão do Santinho, em Florianópolis, ganhou como Melhor Resort pela 10ª.
Das 38 categorias, 11 são inéditas e refletem mudanças importantes no mercado. A C6 e a Wise empataram como Melhor Cartão de Débito Internacional, facilidade cada vez mais buscada por representar uma economia real nas viagens internacionais. A Allianz Travel levou o prêmio de Melhor Seguro Saúde, item cada vez mais indispensável para se ter uma viagem tranquila.
Dois prêmios foram concedidos pela redação da VT: Sustentabilidade no Turismo premiou a iniciativa da Katerre Expedições e do Mirante do Gavião Lodge, em Novo Airão (AM), que possuem um trabalho social notável junto às comunidades ribeirinha e indígena da região. Na categoria Inovação, o Floripa Airport destaca-se como o mais inclusivo e arrojado aeroporto brasileiro.
A votação do público aconteceu entre os dias 23 de março e 26 de maio de 2023 e alcançou a marca de 3.547 respondentes. O levantamento foi realizado em parceria com a plataforma Mind Miners. Confira a seguir todos os vencedores: