Universidade de Coimbra usa nota do ENEM para o ingresso de Brasileiros na graduação
Recentemente foi divulgado que a Universidade de Coimbra, a instituição de ensino superior mais antiga de Portugal, aceitará a nota do ENEM para o ingresso de brasileiros nos cursos de graduação. O processo seletivo já está aberto e as inscrições vão até o dia 13 de junho (mais informações aqui).
A nota mínima para concorrer a uma vaga na universidade é de 600 pontos na prova do ENEM. São 630 vagas, para os brasileiros, com expectativa de muita concorrência. Portanto, se assim ocorrer, é previsto que a nota de corte efetiva seja mais alta, devido ao nível dos estudantes. Notas do Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2011 podem ser usadas na candidatura.
Os cursos que estão abertos para a graduação de estudantes brasileiros são: letras, direito, ciências e tecnologia; farmácia, economia, psicologia; ciências da educação, ciências do desporto e educação física. Atualmente 2 mil estudantes brasileiros já estudam na universidade, estão lá por meio de programas de intercâmbio.
Mas vamos ao que interessa: quanto?
Primeiramente, é necessário ingressar na instituição. Assim feito, os brasileiros terão que pagar 10 parcelas de 700 euros (cerca de R$2,1 mil), mais os custos de alimentação e gastos extras. Quanto à moradia e concessão de visto, a universidade dá esse suporte.
Intercâmbio extra
Além de frequentar a instituição de ensino mais antiga e tradicional de Portugal (a Universidade de Coimbra é considerada Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), essa oportunidade fica ainda mais interessante com o acesso ao programa de mobilidade no ensino superior da União Europeia. O programa permite que os alunos cursem até um ano em outra universidade que esteja ligada a uma rede de mais cem universidades da União Europeia interligadas pelo programa. Seria quase um intercâmbio dentro do intercâmbio!
Vale lembrar que Coimbra é contagiada pelo clima universitário. Está a a 210 km de Lisboa. E não há stress com a língua nativa: é português (hehe)!
Outras universidades portuguesas já estão estudando a possiblidade de aceitar o ENEM como processo seletivo. E você, aprova a ideia? Onde você gostaria de estudar?