Programa Conexão Cultura Brasil oferece intercâmbio nas áreas de artes e humanas
Artistas e pessoal da área de humanas, mais uma notícia boa para os frustrados da turma “não faço parte do Ciência Sem Fronteiras”:
Na semana passada a ministra da Cultura Marta Suplicy lançou dois editais públicos do programa Conexão Cultura Brasil, que visa ampliar a presença de artistas e empreendedores do ramo das artes ao redor mundo. A iniciativa, que é fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação, oferecerá cerca de 500 bolsas de estudos e estágios no exterior de até 3 meses.
A previsão é que esses cursos ocorram entre novembro de 2014 e março de 2015. As áreas beneficiadas são as que não são atendidas pelo Ciência Sem Fronteiras: música, artes cênicas, circo, artes visuais, cinema, animação, games, programação de softwares e aplicativos móveis, literatura, TV, rádio, mercado editorial, moda, design, arquitetura, publicidade, gastronomia, gestão cultural, indústria de espetáculos, produção de eventos culturais, produção audiovisual, operação de equipamentos audiovisuais, roteiro, sonoplastia, figurino, cenotecnia, iluminação, luthieria, edição gráfica e visual, restauração, artesanato, cultura popular e patrimônio, museu e memória, turismo cultural…
Até o momento, as instituições que já manifestaram interesse em receber os estudantes brasileiros são: Instituto Europeu de Design (Itália e Espanha), a Federculture da Itália, a Universidade de Bolonha, o British Council, a Royal Shakespeare Company, o Barbican Centre, o SouthBank Centre, o The Globe Theatre, a BBC Scottish Symphony, o Science Museum e o Festival de Edimburgo.
*Lembrando que não estamos falando de cursos de graduação, pode ser até um estágio. Por isso, nem todas as instituições citadas são universidades.
E como concorrer às vagas?
Primeiramente, o interessado deve entrar em contato com a instituição de ensino desejada (listadas acima) e ser pré-aprovado por ela. Uma vez feito isso, o próximo passo é encaminhar ao Ministério da Cultura a “carta-convite” recebida pela instituição por meio do SALICWEB e aguardar a aprovação (ou não).
Podem surgir muitas dúvidas de naturezas diferentes na hora de se inscrever no edital. Já fiz uma simulação e conclui que se eu fosse explicar todas as dúvidas que tive na hora de tentar me inscrever isso aqui poderia ficar mais confuso ainda.
Portanto, o melhor jeito é pegar o oculinhos e ler linha por linha do edital (aqui). Se as dúvidas persistirem, vale contatar os endereços de e-mail que os próprios ministérios disponibilizaram para esclarecimentos: culturabrasilintercambios@cultura.gov.br ou culturabrasilnegocios@cultura.gov.br
As solicitações de viagens previstas para novembro devem ser enviadas até 29 de agosto, viagens previstas para dezembro até 1 de outubro e previstas para janeiro, fevereiro e março até 7 de novembro.
Tudo que vai volta
Como contrapartida, os selecionados, ao retornarem ao Brasil, devem multiplicar seu conhecimento adquirido na viagem como forma de retribuição à sociedade. A proposta de contrapartida é um item obrigatório do projeto e deve estar atrelada à proposta inicial, ou seja, antes de o beneficiário partir.
Essa retribuição à sociedade, após o retorno do estudante, deve ser bancada com os seus próprios recursos e deve ser gratuita para a população. Shows, palestras, oficinas, apresentações culturais e seminários relacionados à área cursada são considerados retribuição. Essas atividades de contrapartida devem ser realizadas preferencialmente em espaços de vulnerabilidade social como espaços públicos, CEUs e outros equipamentos culturais.
Boa sorte aos interessados! =)