Imagem Blog Vou Estudar Fora Por Blog Raquel Marçal ama viajar e aprender línguas e acha melhor ainda quando pode combinar os dois. Acredita que intercâmbio não tem idade e pretende continuar fazendo até os 80 anos
Continua após publicidade

Ministério da Cultura abre inscrições para bolsas de intercâmbio cultural

Por Julia Latorre
Atualizado em 27 fev 2017, 15h16 - Publicado em 4 ago 2015, 18h45

O Ministério da Cultura anunciou na semana passada a abertura do Edital de Intercâmbio 2015. O programa destina uma verba total de R$2,6 milhões para o incentivo a projetos exclusivamente culturais ou artísticos no Brasil ou no exterior.

Entenda-se por esses projetos: um curso na área, pesquisas de caráter artístico, a exposição de sua arte, uma residência artística, a turnê da sua banda…e por aí vai. Não existem especificações da atividade, a exigência é que a proposta esteja relacionada ao meio artístico ou cultural. As intenções podem ser para projetos em grupo ou individuais. E importante: não é voltado para a área acadêmica, até porque o tempo de permanência máxima no intercâmbio é de 12 meses.

Segundo o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Carlos Paiva, a bolsa é um auxílio e pode não cobrir todos os custos. Os valores são pré-estabelecidos e variam de acordo com a origem e o destino do proponente (essas infos estão lá no edital). Uma peculiaridade: destinos que tem como idioma a língua portuguesa, na América Latina  ou no Caribe, têm uma certa prioridade.

As inscrições devem ser feitas online (aqui) e requerem, além da proposta, currículo e uma carta convite da instituição ou pessoa física que está envolvida no projeto do proponente.

Continua após a publicidade

O edital completo você confere aqui e dúvidas podem ser tiradas através do intercambio@cultura.gov.br.

Ontem rolou um hangout em que algumas dúvidas dos internautas foram tiradas. Se quiser, confere aí:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=UCqZTF0K8xc?feature=oembed%5D

Boa sorte aos interessados! 😉

+Quer me seguir no Instagram? @julialatorre

Publicidade