Imagem Blog Vem pra Nova York Rogéria Vianna é publicitária e vive em Manhattan há mais de 10 anos, onde faz produção executiva para programas de TV como o "Entre Mundos com Pedro Andrade", na CNN. Aqui ela não vai poupar sola de sapato nem MetroCard para provar que Nova York é muito mais do que a Times Square
Continua após publicidade

Socrates Sculpture Park: museu de esculturas ao ar livre em Nova York

À beira do East River, parque tem entrada gratuita e obras temporárias em constante renovação

Por Rogéria Vianna
Atualizado em 29 abr 2024, 11h15 - Publicado em 29 abr 2024, 10h00

O bairro de Astoria, no Queens, é conhecido pela alta concentração de imigrantes brasileiros e gregos – e também pela variedade de restaurantes dessas comunidades. Mas, além disso, também abriga preciosidades como o Noguchi Museum (sobre o qual já falei por aqui) e o complemento perfeito para esse passeio: o Socrates Sculpture Park, que fica do outro lado da rua.

Esse lindo e pouco conhecido parque de esculturas está à beira do East River e proporciona uma bela vista de Roosevelt Island. É uma alternativa prática – porém modesta – ao Storm King Art Center, outro parque de esculturas ao ar livre que você deve incluir no seu roteiro se estiver com a agenda folgada em Nova York.

Mas voltemos ao Socrates Sculpture Park, batizado em homenagem à comunidade greco-americana de Astoria. Fundado em 1986 pelo escultor visionário Mark di Suvero, juntamente com uma coligação de artistas e membros da comunidade, o espaço foi designado parque público da cidade de Nova York em 1998. 

View this post on Instagram

A post shared by Socrates Sculpture Park (@socratespark)

Continua após a publicidade

Sua história começa como um antigo aterro sanitário abandonado, que se transformou em um belo espaço artístico dedicado a apoiar artistas na produção e apresentação de suas obras em exposições temáticas de arte pública contemporânea, com programação robusta para diversos públicos. Mais de 1.200 artistas já criaram e exibiram novos trabalhos em seus 20 mil metros quadrados à beira do rio e estúdios ao ar livre. 

Um fato interessante é que a grande maioria das obras de arte expostas no Socrates são construídas no local, ao ar livre. Mas o mais bacana é que, como o parque permanece aberto ao público durante a instalação e desmontagem das exposições, os visitantes têm a oportunidade única de testemunhar o processo de produção artística e todos os seus detalhes. 

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Socrates Sculpture Park (@socratespark)

O Socrates não possui uma coleção permanente: todas as obras são temporárias, constituindo um belo histórico ao longo dos anos. Aliás, se você ficou curioso, pode ver aqui um catálogo com todas as exposições que rolaram por lá desde a primeira, em 1987.

Continua após a publicidade

Todo ano, o parque apresenta três grandes iniciativas de artes visuais. A primeira é a exposição Primavera/Verão. A série The Broadway Billboard apresenta obras no outdoor acima da entrada principal do parque, encomendadas a artistas consagrados. Por fim, a exposição The Socrates Annual Fellowship é uma iniciativa para apoiar artistas em início de carreira que, após uma seleção, recebem apoio financeiro, acesso aos ateliês ao ar livre, suporte técnico e inclusão da obra em uma exposição. 

View this post on Instagram

A post shared by Socrates Sculpture Park (@socratespark)

Serviço

Quando? O parque funciona todos os dias das 9h da manhã ao pôr do sol.

Quanto? A entrada é gratuita.

Onde? 32-01 Vernon Boulevard – Long Island City, NY. As estações de metrô mais próximas são Broadway (linhas N e W), Queensbridge/21 Street (linha F) e Vernon-Jackson (linha 7). A partir de qualquer uma delas você pode caminhar ou pegar um ônibus até o parque.

Continua após a publicidade

Quer mais dicas? Me siga também no Instagram Vem pra NY!

Leia tudo sobre Nova York

Busque hospedagem em Nova York

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade