Vem pra Nova York

Rogéria Vianna é publicitária e vive em Manhattan há mais de 10 anos, onde faz produção executiva para programas de TV como o "Entre Mundos com Pedro Andrade", na CNN. Aqui ela não vai poupar sola de sapato nem MetroCard para provar que Nova York é muito mais do que a Times Square
Continua após publicidade

Nova York: ferry grátis até o Ikea entrega cartões-postais de bandeja

A unidade do Brooklyn da famosa loja de departamentos sueca é o melhor passeio gratuito pelo Hudson que você poderá fazer – e com almôndegas no final

Por Rogéria Vianna
Atualizado em 18 set 2022, 15h01 - Publicado em 16 set 2022, 21h54

Confesso: tenho um lado consumista. E às vezes fica difícil controlar essa besta-fera quando você mora em Nova York, com tantas lojas incríveis e sales tentadoras. 

Melhor é quando você encontra a desculpa perfeita para umas comprinhas: um lindo passeio de barco que não deixa muito a desejar aos turísticos como o Circle Line. Ah, e se eu te contar que esse rolê que estou sugerindo é totalmente grátis? GRÁ-TIS (eita palavrinha que a gente ama, especialmente em era de dólar nas alturas). Se você se animou, embarca aqui comigo que vou te contar tudo.

A Ikea é uma famosa rede sueca de móveis e objetos de decoração, um destino certo para quem precisa montar uma casa descolada e no precinho. As peças têm o celebrado design escandinavo, com linhas modernas, assinadas por grandes nomes e preços made in China. É o paraíso para quem sonha em ter uma casa daquelas de revista, mas não pode – ou não quer – gastar muito.

Existem duas lojas em Nova York, uma no Queens e a do Brooklyn, que é a unidade que nos presenteia com o tal do passeio de barco, feito pela empresa NY Waterway. O percurso só acontece aos fins de semana, com serviço de ferry gratuito de ida e volta.

O barco sai do Pier 79 (em Midtown) e do Pier 11 (em Wall Street), mas para ver o circuito mais completo recomendo embarcar em Midtown, no West Side, na altura da 38th street, perto do complexo Hudson Yards (uma boa sugestão de passeio combinado). 

barco Ikea Nova York
Skyline de milhões, mas que não custou um penny sequer para ser apreciado. (Rogéria Vianna/Arquivo pessoal)

No caminho pela água até Red Hook, região do Brooklyn onde fica a Ikea, você vai ver pontos turísticos e cenas, aqui vale sim o clichê, de tirar o fôlego. Se puder, vá em um dia com tempo bom e, para ter a melhor vista, fique na parte superior da embarcação, que é aberta. No sentido Manhattan-Brooklyn, prepare a câmera para ver os seguintes cartões-postais:

Continua após a publicidade
barco Ikea Nova York
A escultura The Vessel no Hudson Yards em confluência perfeita com o Empire State Building. Fala sério! (Rogéria Vianna/Arquivo pessoal)
Continua após a publicidade
barco Ikea Nova York
Essa é pra você, Ikea! (Rogéria Vianna/Arquivo pessoal)
Continua após a publicidade
Ikea Nova York
Ela estava cantarolando: “New York / Concrete jungle where dreams are made of…” (Rogéria Vianna/Arquivo pessoal)
Continua após a publicidade
barco Ikea Nova York
(Rogéria Vianna/Arquivo pessoal)

No caminho até a Ikea você ainda vai avistar a Brooklyn Bridge de longe, mas não vai passar embaixo dela. Não se pode ter tudo na vida, né?

Ao chegar em Red Hook é preciso descer do ferry. Não se faça de rogado e dê moral para quem lhe proporcionou esse passeio. Entre na Ikea nem que seja só para dar uma olhadinha e, mesmo que você não seja consumista como essa que vos escreve, duvido que você saia de lá de mãos vazias. É obvio que não vai caber um móvel na sua mala, mas você pode encontrar objetos de decoração e outros itens que vão dar um toque diferente para a sua casa – e de quebra trazer ótimas memórias de um passeio lindo. Aproveite e faça uma boquinha no restaurante, que serve comida barata e boa, com destaque para a estrela do menu: almôndegas suecas.

Continua após a publicidade

A volta no ferry segue o mesmo trajeto, dando mais uma chance para boas fotos. Lembrando que o serviço de ferry gratuito da Ikea só está disponível aos fins de semana e você pode acessar a tabela com os horários aqui. 

O ferry da Ikea é a prova de que existe, sim, Nova York para todos os bolsos. Nesse caso, até para bolsos furados. Agora assista o vídeo que eu fiz do passeio:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Vem Pra NY! (@vemprany)

Quer mais dicas? Me siga também no Instagram Vem pra NY!

Leia tudo sobre Nova York

Busque hospedagem em Nova York

Publicidade
Publicidade