Imagem Blog Sempre em movimento Rafael Tonon colaborou com Anthony Bourdain no site Explore Parts Unknown e coordena o Mestrado em Comunicação Gastronômica do Basque Culinary Center, no País Basco. Autor do livro 'As Revoluções da Comida', vive hoje entre Portugal e Abu Dhabi – e viaja o mundo para comer
Continua após publicidade

Restaurantes em Nápoles que vão além da pizza

Sim, as pizzas são incríveis, mas a cidade tem também muitos tipos de mariscos, peixes e uma infinidade de vegetais; veja seis endereços

Por Rafael Tonon
Atualizado em 24 out 2023, 18h35 - Publicado em 21 ago 2023, 14h03
Concettina ai Tre Santi, Nápoles, Campânia, Itália
A Concettina ai Tre Santi pode até ser pizzaria, mas também brilha com sanduíches e frituras (//Divulgação)
Continua após publicidade

Pensar em Nápoles é ter na mente a bagunça encantadora de uma cidade convulsa, as fotos e grafites de Maradona por todas as ruas, o Vesúvio sempre à espreita e, claro, as pizzas a cada esquina. Mas há muito mais o que ver e comer na capital da Campânia do que prega a vã obviedade.

Sim, as pizzas são incríveis: massa bem feita, mozzarella irrepreensível, o molho de tomate levemente doce e com acidez na medida. Mas nem só da receita mais popular do mundo vive a dieta napoletana. 

À cidade portuária chegam todos os tipos de mariscos e peixes; há uma infinidade de vegetais que crescem nas encostas das montanhas da Campânia; e até mesmo a comida de rua é o reflexo de uma cidade frenética e sempre faminta (quem já passou pela Via Pignasecca, no Quartieri Spagnoli, sabe do que estou falando).

Por todas as regiões de Nápoles, há restaurantes novos e tradicionais dispostos a servir turistas e locais com o mesmo entusiasmo, em receitas que vão de sanduíches a frituras (muitas!) e pasta — afinal, estamos na Itália. Por isso, é bom ter fome: buon appetito! 

Luminist 

Via Toledo, 177 

No centro da Via Toledo, uma das mais apinhadas ruas de toda a Europa, a Gallerie d’Italia instalada no Palazzo Piacentini, é um oásis de calma na multidão, decorado com cerâmicas e obras como o famoso quadro O Martírio de Santa Úrsula, de Caravaggio. Recentemente, abriu no térreo um misto de café e bistrô pelas mãos do chef Giuseppe Iannotti. Ali, o menu polivalente vai de croissants, tostas, sanduíches para acompanhar um café, até pratos (como massas e ceviches) para refeições a qualquer hora — algo raro na cidade. Os doces poderiam estar na vitrine das melhores confeitarias de Paris: guarde espaço para a sobremesa. 

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Luminist Café & Bistrot (@luministnapoli)

Anthill Cocktail Bar

Via Toledo, 177 

No terraço do mesmo prédio do Luminist, é possível admirar a cidade em 360 graus, do Quartieri Spagnoli ao porto, com um bom copo de coquetel na mão. O Anthill é um gastrobar, com coquetelaria criativa e menu baseado na obra de Giambattista Basile, conhecido por ter escrito contos de fadas originalmente em napolitano. Há porções para comer com as mãos e compartilhar, de crudo de peixe a ostras, de pequenas massas a todos os tipos de conservas para acompanhar o pão.  

View this post on Instagram

A post shared by Anthill Cocktail Bar (@anthillcocktailbar)

Continua após a publicidade

Cibi Cotti “Nonna Anna”

Via F. Galiani, 30 NA

Nápoles é uma cidade que exige esforço dos visitantes para ser descoberta em ruelas e esconderijos: nada é tão óbvio ao olhar desatento. Por isso, não é de impressionar que muita gente visite o mercado de Torretta sem se dar conta da placa Cibi Cotti em uma das laterais. Ali, Anna Pappalardo e sua família preparam algumas das melhores receitas tradicionais, incluindo o ragù napoletano mais famoso da cidade. Massas ao forno, espaguete com mexilhões, peixe frito. Tudo é muito bem executado e com excelente preço — ah, e só abrem para almoço. 

View this post on Instagram

A post shared by Enrica Degiorgi 🐢 (@degiorgienrica)

La Taverna Del Buongustaio

Via Basilio Puoti, 8 

Continua após a publicidade

Estamos na Itália, então há sempre bons lugares para comer pasta. Neste restaurante centenário, as receitas vão da tradicional pasta e patate (uma mistura de macarrão e batatas cozidas, em um molho de queijo estilo provolone, ligeiramente defumado) à famosa lardiata, feita com penne rigate, que une um saboroso molho de tomate ao lardo, camada de gordura de porco curada — uma combinação infalível. Para não perder a viagem ou ter que esperar muito tempo, vale fazer prenotazione, ou seja, reserva

View this post on Instagram

A post shared by La Taverna Del Buongustaio (@latavernadelbuongustaio)

Mennella

Vários endereços (veja todos aqui)

Antonio Mennella abriu sua primeira confeitaria em 1969 na pequena Torre del Greco, uma comuna encravada nas encostas do Vesúvio. Em Nápoles, expandiu os negócios e passou a fazer também um dos melhores gelatos da cidade (espalhados em muitas lojas), usando produtos sazonais e locais, como os doces damascos vesuvianos, as nozes de Sorrento e os famosos limões da Costa Amalfitana. Mennella aproveita pelo fato de estar em uma região que produz um dos melhores leites da Itália para fazer sorvetes e tortas, como a imperdível Pastiera di Grano Napoletana

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Pasticceria Gelateria Mennella (@mennella1969)

Concettina ai Tre Santi

Via Arena della Sanità, 7 Bis

Ok, é uma pizzaria, mas esse endereço clássico que se mantém por três gerações no tradicional e sempre frenético bairro da Sanità, vai além das pizzas: há saladas, comida de rua (como os imperdíveis croquetes de batata) e excelentes paninos (incluindo uma deliciosa versão com cenouras em diferentes texturas ou um de abobrinha, presunto crudo e queijo provola). E o melhor: se não for possível resistir, a refeição pode sempre acabar em pizza. 

View this post on Instagram

A post shared by Concettina ai Tre Santi (@concettina3santi)

Continua após a publicidade

Para mais dicas, me siga no @tononrafa

Leia tudo sobre Nápoles

Busque hospedagem em Nápoles

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade