Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

O melhor pão de queijo de Lisboa: encontrado!

Ele é feito artesanalmente em um café de Alcântara, assado na hora, crocante por fora, macio e puxento por dentro. Precisa falar mais alguma coisa?

Por Rachel Verano
Atualizado em 6 mar 2020, 13h56 - Publicado em 28 out 2018, 10h22
Os pães de queijo do Ugo, que assei em casa: daquelas descobertas inesquecíveis
Os pães de queijo do Ugo, que assei em casa: daquelas descobertas inesquecíveis (Rachel Verano/Arquivo pessoal)

Como boa mineira, procuro instintivamente por pão de queijo em qualquer longitude ou latitude do planeta. E, salvo raras exceções, sempre me decepciono. Frio, seco, duro e sem graça são os adjetivos mais comuns de se encontrar por ai. É por isso que interrompo a programação normal deste blog para anunciar, com emoção, um divisor de águas na história do pão de queijo em Lisboa. Anote este nome: The Food For Real.

O café, pequenino, é dono de uma esplanada simpática na região de Alcântara, nos arredores do LX Factory. A cozinha, capitaneada pelo brasileiro Ugo Bampi, foca na alimentação saudável, com opções vegan, vegetarianas e – sempre – sem gluten ou lactose. O princípio de tudo é a inclusão social através da alimentação. Em outra perspectiva, a gastronomia saudável. Ou tudo isso.

Mas antes de gostar da filosofia eu morri pela boca, mesmo. E, como se diz por aqui, contra fatos não há argumentos. A eles: maravilhosamente disformes, cheios de pontinhas crocantes e douradas, fumegantes, recheio macio. Se uma imagem vale mais que mil palavras, ei-los na foto que abre esta página.

Continua após a publicidade

Um dos segredos da casa é o golpe final: eles são assados na hora, assim que o cliente faz o pedido. E como a pressa é inimiga da perfeição, levam 15 minutinhos para ficarem prontos. Tempo de provar as outras delícias da casa: pãezinhos de mandioca, de batata doce, brownie vegan com linhaça dourada, chia e frutos secos, banana cake.

Como eu estava com um pouquinho de pressa, levei os meus (seis!) congelados para assar em casa. O resultado foi esse da foto, com café coado e pura alegria. Preciso confessar: desapareceram em menos de cinco minutos. 

Reserve a sua hospedagem em Lisboa com o Booking.

Publicidade