Casinhas brancas com detalhes em azul. Aqui e ali, detalhes de sapê. Uma única rua principal. De um lado, quilômetros sem fim de arrozais verdinhos; do outro, um mar que não faz feio ao Caribe ou ao Mediterrâneo. Detalhe: a areia é fininha e água, sempre transparente.
A pouco mais de uma hora de distância de Lisboa (cerca de 120 quilômetros), a Comporta passou a vida no anonimato, junto a um sem-fim de praias de sonho que desenham toda a costa do litoral alentejano até a curvinha do Algarve, lá no fim de Portugal. Até que um dia, a história mudou.
As cegonhas continuam lá, construindo ninhos por todo canto entre os meses da primavera e do verão (quando já podem ser vistas com os filhotes): em cima dos postes, das chaminés, dos telhados. O clima gostoso de interior também – ainda se ouve o cacarejar vindo dos galinheiros em pleno centro da vila. As paisagens campestres seguem intocadas. E então?
E então o mundo dos descolados descobriu a Comporta. E, por mais difícil que seja, ainda tenta mantê-la como um segredo. Tudo parece simples, tudo parece low profile, tudo parece normal. Mas convenhamos: não é que seja a coisa mais normal do mundo cruzar com a Madonna fazendo ioga ou com o Louboutin curtindo suas férias, é? Quer mais? Carlos Souza, o brasileiro queridinho do jet-set, embaixador mundial da Valentino, assina as fotos do livro Comporta Bliss, sobre o lifestyle da vila.
Já nem seria preciso dizer nada, mas a Comporta é um charme, as lojas de decoração despertam o desejo imediato de morar dentro, há restaurantes gourmet que poderiam ostentar constelações, cafés que são uma graça e, de uns tempos para cá, hotéis que não param de acumular prêmios de design (mas que mal têm placa na porta). Tem espreguiçadeira, day bed, rede e trilha sonora baixinha na praia. Tem passeio a cavalo à beira-mar e meditação no arrozal.
A partir de agora, vou dedicar uma série de posts ao destino mais cool do litoral português em homenagem ao verão que tarda em chegar em pleno. Quem sabe agora vai? A Comporta está logo ali esperando, com o seu clima desencanado que poderia estampar editoriais de moda a qualquer momento. Claro, como se nada fosse.
Reserve a sua hospedagem na Comporta com o Booking.