Na última semana, um fenômeno meteorológico raríssimo coloriu os céus de toda a Europa. Uma forte tempestade geomagnética provocada pela interação entre os ventos solares e o campo magnético da terra fez com que as famosas luzes do Círculo Polar Ártico pudessem ser vistas em latitudes muito mais baixas. A aurora boreal foi registrada da Ucrânia à Itália, da Bélgica à Hungria e… em Portugal!
Pilotos da TAP registraram uma colorida dança nos céus durante um voo de São Francisco, nos Estados Unidos, a Lisboa. O vídeo (veja até o fim!) foi publicado na página do Instagram do Meteo Trás os Montes, por João Mendes:
Ver essa foto no Instagram
Embora o fenômeno não tenha sido visto a olho nu no país, uma dupla de fotógrafos especializada em imagens meteorológicas registrou as luzes no ponto mais alto de Figueira da Foz, cidade a cerca de 50 quilômetros de Coimbra, no centro de Portugal.
Nas palavras de Maria e Miguel:
“É um tema que nos remete logo para os países nórdicos e frios, mas e se partilharmos convosco que ontem à noite conseguimos captar uma? Sim, sim, aqui em Portugal, mais concretamente na Figueira da Foz. 📌
Ténue e um pouco envergonhada atrás das nuvens, mas aquele tom arosado não engana ninguém. 🤩
Como soubemos? Tudo começou porque o Miguel viu algumas publicações com fotos aqui na Europa, com latitudes muito parecidas à nossa (40°). Claro que tínhamos de tentar, porque apesar de não ser visível a olho nu não é todos os dias que se “vê” este fenómeno, muito menos aqui. ☀️
Quem mais fica encantado com auroras boreais? 🙋🏻♀️🙋🏻♂️”
Ver essa foto no Instagram
Veja as melhores opções de voos para Portugal
Resolva sua viagem aqui