Em uma estrutura em forma de gota, suspensa no jardim e circundada pela mata, de frente para o rio, tem início o ritual. Primeiro os pés são borrifados com um refrescante spray de tangerina. Na sequência, envolvidos em toalhas felpudas e quentinhas. Por fim, massageados um a um.
A cada movimento da terapeuta, a gota se move lentamente, como se estivesse embalando um bebê. Dos pés a massagem passa para o rosto, o pescoço, o resto do corpo. Pequenos sticks de madeira têm função quase hipnótica. Nem sei bem dizer em que momentos estava acordada ou dormindo.
O que sei é que, ao terminar o tratamento chamado Dolce Aqua (90 minutos, € 135), no spa do hotel Aqua Village, aos pés da Serra da Estrela, eu mal sabia andar. Vaguei até o corpo principal do spa, aceitei um chá de especiarias de frente para aquele verde todo, mergulhei na piscina com águas termais aquecidas e mais não sei.
Corta. Dia 2. Depois de acordar tarde, tomar o “pequeno almoço” às 11h da manhã e dormir mais um pouquinho, começa o ritual Mil e Uma Sensações (€ 65). Os óleos usados na massagem vêm de uma vela ligeiramente aquecida, com aroma de baunilha. Durante 50 minutos, o corpo é aquecido e massageado com as mãos e o antebraço da terapeuta, para atingir camadas musculares mais internas e provocar relaxamento profundo.
Juro que, desde que deixei São Paulo por Lisboa, e consequentemente perdi as mãos mágicas da Dani Cruz no spa do Espaço Kurma (alô Vila Madalena, é im-per-dí-vel!), não experimentava um relax tão grande. Se pudesse escolher um lugar para estar neste exato momento em Portugal, era lá. Agora!
Mas tem mais. O spa do Aqua Village tem salas especiais com duchas vichy (aquelas em que você deita em uma maca especial por baixo e recebe jatos simultâneos em pontos específicos do corpo), uma piscina interna de frente para o verde da mata a mais de 40ºC, saunas seca e úmida e uma outra piscina mezzo interna, mezzo externa, com jacuzzi e vista para o jardim. Além das tais gotas especiais para as massagens Dolce Aqua.
O menu de tratamentos inclui alongamentos, massagens com conchas, com seixos, com óleos aromáticos… e ainda rituais para o rosto, esfoliações e banhos especiais.
Não sem razão o uniforme predileto dos hóspedes é o roupão branquinho e macio distribuído nos quartos, acompanhado de chinelos atoalhados. Eles batem ponto no restaurante, na piscina, no bar, à beira-rio… Porque no Aqua é sempre uma questão de tempo: quem ainda não está no spa está sempre a caminho. Ou vice e versa. Ommmmm…
Reserve esta e outras hospedagens na Serra da Estrela