Gianni Crea é o clavigero do Vaticano há quase 25 anos. Sua função é guardar as 2.797 chaves dos portões, portas e janelas dos Museus Vaticanos. Todos os dias, em torno das cinco horas da manhã, ele divide com a sua equipe composta por mais dez pessoas a tarefa de percorrer cerca de 7,4 quilômetros abrindo cada uma das salas. Isso significa que ele admira sozinho e em silêncio algum dos espaços mais bonitos do complexo, um privilégio que ele tenta compartilhar com o público através de vídeos publicados no Instagram:
View this post on Instagram
Não satisfeito, ele teve a ideia de criar um passeio exclusivo que consiste em acompanhá-lo nessa rotina matinal. O tour já acontece há algum tempo para alguns grupos exclusivos e a preços bastante altos, mas a novidade é que eles passaram a ser oferecidos de maneira gratuita e em datas específicas pela plataforma de passeios guiados GetYourGuide.
Os ingressos serão sorteados de dois em dois até atingirem o máximo de dez pessoas por passeio, que acontecerão nos dias 14 de junho, 12 de julho, 14 de setembro e 19 de outubro. Para participar, é preciso se inscrever na página “Turning the Lights On at the Vatican Museums” (algo como “Acendendo as luzes nos Museus Vaticanos”).
View this post on Instagram
Quem conseguir garantir uma vaga acompanhará Gianni Crea na tarefa de abrir cerca de 300 portas e acender as luzes das salas, entre elas a concorridíssima Capela Sistina. Caso esteja se perguntando, sim, os visitantes se revezarão entre si para destrancar as fechaduras com as próprias mãos.
O clavigero também dará explicações sobre o acervo dos Museus Vaticanos e, em alguns momentos, retirará as cordas de proteção para que os visitantes cheguem bem pertinho das obras.
Resolva sua viagem aqui