Imagem Blog Piacere, Itália! Depois de passar um mês rodando a Toscana, Bárbara Ligero caiu de amores pela terra da bota e se matriculou em um curso de italiano. Atualmente, está aprendendo a gesticular com perfeição
Continua após publicidade

Os melhores eventos tradicionais na Toscana em 2023

Não importa quando caem as suas férias: em cada mês do ano há uma festa ou celebração para mergulhar na cultura e nas tradições italianas

Por Barbara Ligero
Atualizado em 15 jan 2023, 08h49 - Publicado em 8 jan 2022, 13h57

Fevereiro

Dias 4, 12, 16, 19, 21 e 25,  em Viareggio – Tem início o Carnaval di Viareggio, o mais animado da Toscana. Haverá desfiles de carros alegóricos, que percorrem uma avenida paralela ao mar.

Carnaval, Viareggio, Toscana, Itália
/ (Carnevale di Viareggio/Divulgação)

 

Março

Dia 25, em Florença – Pode parecer estranho, mas no passado o dia 1º de janeiro não era considerado o primeiro dia do ano. Em Florença, por exemplo, o calendário começava em 25 de março, data que o Arcanjo Gabriel teria anunciado a gravidez da Virgem Maria. Essa tradição se manteve do século VII para cá e, por isso, a cidade ainda celebra o chamado Capodanno Medievale com um desfile histórico. Você encontrará as ruas tomadas por pessoas vestidas em trajes renascentistas e lançadores de bandeira.

Capodanno Medievale, Florença, Toscana, Itália
/ (Tuscany People/Reprodução)

 

Abril

Dia 9, em Florença – No domingo de Páscoa acontece uma das mais antigas tradições florentinas, o Scoppio del Carro (algo como “a explosão do carro”). Um carro de fogo, chamado de brindellone, é levado até a Piazza del Duomo. Uma vez em frente à igreja, é lançada uma pomba de mentira para acender o fogo. Os florentinos consideram que, se a tal pomba conseguir acender o fogo, causando a explosão do carro, a cidade terá um bom ano. O contrário é sinal de azar. Fica mais fácil de entender assistindo ao vídeo.

Continua após a publicidade

Maio

Dia 21, Florença – O Palio del Baluardo é uma competição de tiro com arco medieval que acontece no dia da proclamação da república de Florença, ou seja, quando os Medici foram derrubados pelo povo.

Palio del Baluardo, Florença, Toscana, Itália
(Notizie Comuni Italiani/Reprodução)

Junho

Dia 24, em Florença – Durante o mês, a Piazza Santa Croce é convertida em um campo de calcio storico, o futebol medieval. Os times correspondem a cada um dos quatro bairros de Florença e o jogo não possui muitas regras: para levar a bola até o fim do campo adversário vale chutar, dar socos e puxar a camisa do adversário. A grande final acontece no dia 24.

Calcio Storico, Florença, Toscana, Itália
/ (Calcio Storico Fiorentino/Reprodução)

 

Dia 16, em Pisa – Na Luminara di San Ranieri, as margens do Rio Arno e as principais construções de Pisa são iluminadas apenas pela luz de cerca de cem mil velas.

Continua após a publicidade
Luminara, Pisa, Toscana, Itália
/ (Visit Tuscany/Divulgação)

 

Dia 17, em Arezzo – Durante a Giostra del Saracino, Arezzo volta aos tempos medievais: além das pessoas se vestirem com trajes de época, também é realizado um antigo jogo de cavalaria. A disputa acontece entre os quatro bairros da cidade, cada um com oito cavalheiros que devem demonstrar sua habilidade de acertar suas lanças no alvo.

Giostra del Saracino, Arezzo, Toscana, Itália
/ (Giostra del Saracino / Giulio Cirinei e Stefano Graverini/Divulgação)

 

Julho

Dia 2, em Siena – Entre os eventos italianos mais famosos do mundo, o Palio di Siena é uma corrida de cavalos que acontece na icônica Piazza del Campo. Após três voltas na praça, vence o cavalo que chegar primeiro, independentemente de ter alguém montado nele ou não.

Palio di Siena
(Janus Kinase)
Continua após a publicidade

Datas a confirmar, em Monteriggioni – A Monteriggioni Festa Medievale é uma das festas medievais mais legais da Toscana! Durante dois finais de semana seguidos, os moradores recriam o ambiente e a atmosfera de uma aldeia medieval do século 13, época em que Monteriggioni foi fundada. O capricho é tamanho que as barracas só servem alimentos da época, água e vinho – e para comprar os produtos você deve trocar o dinheiro normal por réplicas da antiga moeda local.

Festa Medieval de Monteriggioni, Siena, Toscana, Itália
(Michele Piccardo)

Agosto

Dia 16, em Siena – Acontece a segunda edição do já mencionado Palio di Siena (veja em julho).

Dia 27, em Montepulciano – Representantes dos oito distritos da cidade disputam uma corrida peculiar: cada dupla deve rolar um enorme barril de 80 quilos pelas ruas do centro. A competição se chama Bravio delle Botti.

Bravio Delle Botti, Montepulciano, Toscana, Itália
(Bravio delle Botte/Divulgação)
Continua após a publicidade

Setembro

Dia 3, em Arezzo – Acontece a segunda edição da já mencionada Giostra del Saracino (veja em junho).

Dia 23, em Florença – Há séculos, os produtores de vinho empilhavam garrafas em um carro puxado por bois e as levavam de presente para os senhores do Palazzo Vecchio. A tradição se manteve e é chamada de Carro Matto (algo como “carro louco”).

Carro Matto, Florença, Toscana, Itália
(Visit Florence/Divulgação)

Outubro

Dia 29, em Volterra – Além de uma feira com produtos regionais, como vinhos e trufas, acontece o divertido Palio dei Caci. O jogo consiste em rolar um queijo, com a ajuda de um pedaço de pau, até o final da Via Franceschini, desviando de alguns obstáculos feitos de feno pelo caminho.

Continua após a publicidade

Novembro

11, 12, 18, 19, 25 e 26, em San Miniato – A  Mostra Mercato Nazionale del Tartufo Bianco atrairá viajantes gourmet de todo o mundo. Todo o evento gira em torno da trufa, ingrediente raro que já chegou a custar quatro mil euros o quilo, mas também é possível encontrar barracas de vinho e outros produtos típicos. Uma atividade interessante é acompanhar os tartufai e seus cães na busca pela trufa.

Tartufo Bianco, San Miniato, Toscana, Itália
(Il Turista/Reprodução)

Dezembro

Dia 26 a 30, em Pienza – Com massa de amêndoa e mel, o panforte é uma sobremesa tradicional da Toscana que, com o passar do tempo, se tornou objeto de um jogo. O tal Gioco del Panforte consiste em arremessar o doce sobre uma longa de madeira. Ganha quem conseguir fazer com que ele chegue o mais perto possível da borda, sem cair no chão.

Panforte, Pienza, Toscana, Itália
(Centritalia News/Reprodução)

Siga @barbara.ligero no Instagram para mais fotos e dicas da Itália

Publicidade