Piacere, Itália! Depois de passar um mês rodando a Toscana, Bárbara Ligero caiu de amores pela terra da bota e se matriculou em um curso de italiano. Atualmente, está aprendendo a gesticular com perfeição
Continua após publicidade

6 atrações secretas e curiosas de Roma

Por trás dos grandes pontos turísticos, a capital italiana esconde passagens, ilusões de ótica e lendas intrigantes

Por Barbara Ligero
Atualizado em 5 fev 2020, 16h48 - Publicado em 27 mar 2017, 17h45

1. Il Buco Della Serratura

Literalmente “o buraco da fechadura”, a atração fica na Piazza dei Cavelieri di Malta, não muito distante do Circus Maximus. Trata-se do antigo portão de um convento, cuja fechadura permite espiar a cúpula da Basílica de São Pedro.

Publicidade

O mais curioso é que o domo aparece bem encaixadinho, como se estivesse emoldurado.

Publicidade

2. Via Niccolò Piccolomini

Quase desconhecida pelos turistas, essa rua também tem vista para a Basílica de São Pedro. Aqui, a graça está em uma ilusão de ótica causada pelo posicionamento dos demais edifícios.

Publicidade

Funciona assim: quanto mais você vai em direção a cúpula, menor e mais distante ela aparece. Indo na direção contrária, para longe da igreja, ela vai ficando cada vez maior e mais próxima.

Continua após a publicidade

Dá para entender melhor assistindo ao vídeo:

Publicidade

3. Prospettiva del Borromini

Dentro da Galleria Spada, que abriga uma vasta coleção de obras de arte, fica essa outra pérola da ilusão de ótica.

Publicidade

A tal a “perspectiva de Borromini” consiste em um corredor que parece ser bem maior do que realmente é – tudo devido a um truque no tamanho das colunas e no piso ascendente.

Continua após a publicidade

Observe, no vídeo abaixo, que no final do corredor o homem é praticamente do tamanho da coluna:

Publicidade

4. Bocca della Verità

Dentro da Basílica de Santa Maria in Cosmedin, há uma placa de mármore esculpida de 1,80 metro de diâmetro. Estudiosos afirmam que ela pode ter sido a tampa de um bueiro ou a representação de uma antiga divindade fluvial.

Teorias à parte, é tradição entre os turistas colocar a mão dentro da boca da escultura. Diz a lenda que, caso a pessoa seja mentirosa, a pedra se fechará sobre a mão, prendendo-a.

Continua após a publicidade

A “boca da verdade” também protagonizou uma cena fofa de A princesa e o plebeu, com Audrey Hepburn:

5. Via Arco dei Banchi

Ligando a Via Paola com a Via del Banco di Santo Spirito, a poucos passos do rio Tibre, há um arco antigo sobre uma pequena passagem de pedra. Ao passar por ele, olhe para cima: você verá um céu cheio de estrelas pintado no teto.

Continua após a publicidade

6. Arco di Grottapinta

Outra passagem quase secreta, o “arco da gruta pintada” recebeu esse nome porque seu interior é praticamente uma mini galeria de arte, com afrescos no teto e nas paredes que foram restaurantes recentemente.

Também conhecido como Passetto del Biscione, o corredor une a Piazza del Biscione com a Via di Grottapinta. Acredita-se que a construção seja um remanescente do antigo Teatro da Pompeia, que foi construído entre 61 e 55 a.C.

Siga-me no Instagram: @barbara.ligero

Diario Romano
(Diario Romano/Reprodução)

 

 

 

Publicidade
Publicidade