1. Il Buco Della Serratura
Literalmente “o buraco da fechadura”, a atração fica na Piazza dei Cavelieri di Malta, não muito distante do Circus Maximus. Trata-se do antigo portão de um convento, cuja fechadura permite espiar a cúpula da Basílica de São Pedro.
O mais curioso é que o domo aparece bem encaixadinho, como se estivesse emoldurado.
2. Via Niccolò Piccolomini
Quase desconhecida pelos turistas, essa rua também tem vista para a Basílica de São Pedro. Aqui, a graça está em uma ilusão de ótica causada pelo posicionamento dos demais edifícios.
Funciona assim: quanto mais você vai em direção a cúpula, menor e mais distante ela aparece. Indo na direção contrária, para longe da igreja, ela vai ficando cada vez maior e mais próxima.
Dá para entender melhor assistindo ao vídeo:
3. Prospettiva del Borromini
Dentro da Galleria Spada, que abriga uma vasta coleção de obras de arte, fica essa outra pérola da ilusão de ótica.
A tal a “perspectiva de Borromini” consiste em um corredor que parece ser bem maior do que realmente é – tudo devido a um truque no tamanho das colunas e no piso ascendente.
Observe, no vídeo abaixo, que no final do corredor o homem é praticamente do tamanho da coluna:
4. Bocca della Verità
Dentro da Basílica de Santa Maria in Cosmedin, há uma placa de mármore esculpida de 1,80 metro de diâmetro. Estudiosos afirmam que ela pode ter sido a tampa de um bueiro ou a representação de uma antiga divindade fluvial.
Teorias à parte, é tradição entre os turistas colocar a mão dentro da boca da escultura. Diz a lenda que, caso a pessoa seja mentirosa, a pedra se fechará sobre a mão, prendendo-a.
A “boca da verdade” também protagonizou uma cena fofa de A princesa e o plebeu, com Audrey Hepburn:
5. Via Arco dei Banchi
Ligando a Via Paola com a Via del Banco di Santo Spirito, a poucos passos do rio Tibre, há um arco antigo sobre uma pequena passagem de pedra. Ao passar por ele, olhe para cima: você verá um céu cheio de estrelas pintado no teto.
6. Arco di Grottapinta
Outra passagem quase secreta, o “arco da gruta pintada” recebeu esse nome porque seu interior é praticamente uma mini galeria de arte, com afrescos no teto e nas paredes que foram restaurantes recentemente.
Também conhecido como Passetto del Biscione, o corredor une a Piazza del Biscione com a Via di Grottapinta. Acredita-se que a construção seja um remanescente do antigo Teatro da Pompeia, que foi construído entre 61 e 55 a.C.
Siga-me no Instagram: @barbara.ligero