5 guloseimas típicas e imperdíveis da Sicília
Arancini, cannoli, brioche recheado com sorvete, ricota assada e até raspadinha (mil vezes melhor que a do Brasil, diga-se). Vai uma granita?
1. Arancini
De longe, pode até parecer uma coxinha, mas não se engane. Arancini são bolinhos de risoto fritos com diferentes recheios: presunto e queijo, ragú, espinafre… Você até encontra essa delícia em outras partes da Itália, mas na Sicília eles são especialmente bons.
Busque sua hospedagem na Sicília
2. Cannoli
É uma massa doce frita que segura um creme. Hoje em dia, tem recheio de todos os tipos, mas se quiser sentir o sabor tradicional, peça o de ricota. Além disso, é importante que o recheio seja colocado na hora. Caso contrário, o creme vai molhando a massa e acabando com a crocância.
3. Granita
Eu sei que parece raspadinha, mas, vai por mim: não é a mesma coisa! A granita é mil vezes mais cremosa e saborosa, feita com suco de fruta de verdade. E, assim como acontece com os arancini, a granita da Sicília é melhor do que em qualquer outra parte da Itália.
4. Ricotta Infornata
É literalmente uma ricota assada no forno. Às vezes elas saem tão escuras que parecem queimadas, mas dê uma chance: isso dá um gostinho especial ao queijo. Dá para comprar inteira ou experimentar dentro de um sanduíche, como eu fiz.
5. Brioscia con gelato
Isso sim você só vê no sul da Itália: trata-se de uma brioche de massa fofinha que eles cortam ao meio e recheiam com… sorvete! Durante o verão, esse doce é consumido inclusive no café da manhã, junto com um café ou um cappuccino.
Busque sua hospedagem na Sicília
Veja fotos e vídeos da Sicília no Instagram: @barbara.ligero