Há exatos dois anos, num final de tarde de um domingo ensolarado, içamos as velas e zarpamos, felizes e entusiasmados! Nossa! Que emoção! Em clima de festa, nos despedimos de milhares de pessoas que foram até o porto de Itajaí, em Santa Catarina, para acompanhar nossa partida. As lembranças daquele dia 21 de setembro de 2014 jamais serão apagadas.
Se bons ventos nos conduzem por milhas e milhas de distância, eles também fazem o tempo voar. Hoje, somamos 730 dias vivendo no mar, compartilhando momentos incríveis com toda a tripulação do veleiro Kat, que se entrega com entusiasmo às aventuras da Expedição Oriente! Estamos em festa, comemorando ao estilo Schurmann: navegando pela costa da África.
Já passamos por momentos fascinantes, como nossa primeira passagem pela Antártica e a histórica chegada em Xangai, na China. Imagina a emoção de entrar no maior porto do mundo, onde passam mais de 1 mil embarcações todos os dias? E isso no comando de um veleiro! Impressionante! Inesquecível!
É claro que nem todos os dias foram de calmaria. Uma pane no sistema hidráulico nos deixou sem leme; ventos de 120 Km/h e ondas de 6 a 8 metros de altura cobriram completamente nosso veleiro Kat etc. Mas desafios são superados com tranquilidade e união. E vencidas essas situações de tensão, aqui estamos para celebrar!
A Expedição Oriente segue sua rota, navegando pela costa sudeste da África. Em breve, estaremos na segunda maior reserva de animais selvagens, Hulwehluwe-Umfolozi, onde os animais vivem livres no seu hábitat. E, em dezembro, retornamos ao Brasil, concluindo com sucesso essa maravilhosa aventura.
Que a festa continue! Viva os 2 anos de Expedição Oriente!
Vilfredo Schurmann