Cidadão do mundo, mas sem esquecer as origens catarinenses
O Brasil possui aproximadamente 8.000 km de linha de costa voltada para o Oceano Atlântico e mais de 55.000 km de rios navegáveis espalhados por toda a sua extensão. Com um potencial hídrico desta ordem e a temperatura média de 24°C associados à necessidade de lazer cada vez mais crescente por uma parcela significativa da população, é natural que haja uma busca pelas atividades náuticas, gerando uma demanda por barcos, equipamentos e estruturas de apoio (garagens e marinas).
Em especial, o litoral de Santa Catarina apresenta forte atrativo turístico, com significativo fluxo internacional, opções de lazer, centros de compras, rede hoteleira de qualidade, escala de cruzeiros e diversos restaurantes. Indiferente das estações do ano, o litoral catarinense consiste em um destino repleto de atividades voltadas ao turismo e ao lazer e representa um dos maiores atrativos do litoral brasileiro, com suas praias, costões e ilhas de beleza sem par.
Com relação aos fatores culturais, os balneários catarinenses, em sua maioria, foram colonizados por açorianos, apresentando – ainda hoje – eventos e atividades de resgate das tradições e costumes, tais como o artesanato e as rendas de bilro e tapeçarias de tear, as danças do pau-de-fita e do boi-de-mamão e na religiosidade com a Festa do Divino Espírito Santo e procissões marítimas ou terrestres. A influência açoriana é refletida também na gastronomia, destacando a culinária à base de frutos do mar, como anchovas, camarões, lagostas, siris, lulas e polvos.
Um fator de grande diferenciação para a região litorânea é a proximidade com atrativos diversificados, tais como o turismo religioso no Santuário da Santa Paulina em Nova Trento; o pólo têxtil ideal para a aquisição de roupas com preços de fábrica em Brusque; a Oktoberfest em Blumenau, a Serra do Rio do Rastro na região Sul do Estado; a região vinícola de São Joaquim e Caçador; as estâncias hidrominerais de Santo Amaro da Imperatriz, e os encantos de Rancho Queimado, entre muitas outras.
Em meio as atrações turísticas, o litoral catarinense destaca-se igualmente no âmbito dos esportes, como o mergulho, o windsurf, o jet ski, o surf, o kitesurf, o esqui aquático, a pesca, os passeios de barco, os vôos panorâmicos, o rapel, a tirolesa e o motocross, sendo estes apenas alguns dos mais praticados.
Os meios de hospedagem apresentam diversas opções, como pousadas e hotéis, bem como um comércio representativo, com lojas de artesanatos e shoppings centers espalhados ao longo do litoral.
O litoral catarinense é interligado pela BR-101 e os principais aeroportos catarinenses encontram-se aí localizados: Joinville, Navegantes, Florianópolis e, mais recentemente, Jaguaruna.
É. A gente pode dar voltas e mais voltas, literalmente, ao redor do mundo. Mas as boas lembranças da nossa terra natal seguem com a gente.
Vilfredo Schurmann