Lugares para saborear moquecas de dar água na boca
Confira as melhores versões dessa receita brasileiríssima servidas na capital paulista
Ensopado geralmente feito de peixe e frutos do mar, a moqueca celebra a união perfeita de influências indígena, portuguesa e africana numa mesma panela (de barro, preferencialmente, para promover um cozimento uniforme e a harmonização dos sabores dos ingredientes). É uma das joias da culinária brasileira.
Os povos originários tinham um prato típico chamado pokeka, em tupi, que consistia em um peixe enrolado em folhas e assado em uma estrutura denominada moquém. Os portugueses chegaram com sua tradição dos cozidos e aos poucos incluíram os peixes nesse preparo. Com os escravizados africanos, entraram na receita novos ingredientes, como o azeite de dendê e o leite de coco na Bahia – a versão capixaba não tem esses dois ingredientes e é colorida com urucum.
Há ainda uma terceira variação que se destaca, embora seja mais comum na região Norte, que é a moqueca paraense. É feita com peixes amazonenses e ingredientes regionais, como tucupi, goma de mandioca e jambu.
Mais recentemente, especialmente com a onda vegana, surgiram releituras do prato que substituem pescados por ingredientes vegetais, como caju, banana-da-terra, jaca e palmito.
Em São Paulo, há boas opções para saborear esse rico prato nacional. Selecionamos nove lugares que servem algumas das moquecas mais saborosas: Altar Cozinha Ancestral, Amadeus, A Baianeira, Balaio IMS, Capim Santo, Celeiro Arimbá, Jiquitaia, Tordesilhas e Vista. Confira mais detalhes a seguir.
Altar Cozinha Ancestral
Rua Medeiros de Albuquerque, 270 – Vila Madalena – (11) 3034-4260 – Instagram: @altarcozinhaancestral
O restaurante de Carmem Virgínia, em sociedade com a cantora Luísa Sonza e a empresária Fátima Pissarra, serve três tipos de moqueca, que diferem basicamente nos ingredientes principais: na de peixe da tia Ciata só entra o pescado; a mista de mãe Cacau e mãe Biu da Xambá mistura peixe e camarão; e a de mãe Lô conta só com frutos do mar, quase como uma caldeirada. Todas fartas, satisfazem de duas a quatro pessoas.
Amadeus
Rua Haddock Lobo, 807 (Crillon Plaza Residence) – Cerqueira César – (11) 3061-2859 / (11) 3088-1792 – Instagram: @restauranteamadeus
No melhor restaurante de peixes e frutos do mar da cidade é possível escolher entre quatro tipos de moqueca. A que leva o nome da casa é composta por peixe, camarão e banana. Depois tem a de peixe com banana e a de camarão e banana. Todas temperadas com um leve toque de dendê e pimenta de cheiro e acompanhadas de farofinha de cebola. A quarta opção é a vegetariana, feita de palmito pupunha, legumes e banana, com leite de coco e pouco dendê.
A Baianeira
Avenida Paulista, 1578 (Masp), (11) 3266-6864 – Instagram: @abaianeira
Depois de ser revelada com a primeira versão do A Baianeira na Barra Funda, casa que existe até hoje, a chef Manuelle Ferraz se consagrou como uma das melhores cozinha brasileiras de São Paulo, no charmoso subsolo do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Em versão individual, é expedida a moqueca vegetariana de banana-da-terra com ora-pro-nóbis na companhia de arroz perfumado com alho e creme de mandioca.
Balaio IMS
Avenida Paulista, 2424 (Instituto Moreira Salles) – Bela Vista – (11) 2842-9123 – Instagram: @balaioims
No posto avançado do Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira, na Avenida Paulista, a moqueca é um dos pratos clássicos do cardápio. Mas numa apresentação bem particular: saem os peixes e frutos do mar e entram caju, palmito e banana-da-terra. De guarnição, arroz vermelho e farofa de coco. Disponível em dois tamanhos: o individual e outro para compartilhar.
Capim Santo
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – (11) 3032-2277 – Instagram: @restaurantecapimsanto
Instalado no solar Fábio Prado, o restaurante da chef Morena Leite também não deixa de fora de seu menu a moqueca. A cozinheira apresenta duas versões do prato, com seu toque pessoal. A moqueca de frutos do mar é servida com farofa de beiju. Preparada com palmito, a opção vegana é escoltada por arroz de coco e farofa de dendê.
Celeiro Arimbá
Rua Caio Graco, 226a – Vila Romana – (11) 93454-9337 – Instagram: @espacoarimba
Em um agradável galpão da Vila Romana, a chef capixaba Angelita Gonzaga prepara a moqueca tradicional de sua terra. Nada de dendê ou leite de coco. Usa robalo ou badejo trazidos do Espírito Santo e temperos leves para não camuflar o sabor do pescado fresco. Em geral, entram urucum, azeite de oliva, cebolas, alho, tomates e coentro. O preparo serve até três pessoas e vem acompanhado com arroz e pirão. Há ainda a opção da moqueca de vegetais, com palmito pupunha, banana-da-terra e maxixe, servida com arroz branco.
Jiquitaia
Rua Coronel Oscar Porto, 808 – Paraíso – (11) 3051-5638 – Instagram: @jiquitaia
No Jiquitaia, um dos melhores restaurantes de culinária brasileira da cidade, a moqueca é um dos pratos mais pedidos do menu. Ali, ela é feita à moda baiana, com peixe, camarão, tomate, leite de coco e dendê. Ah, e uma quantidade generosa de coentro para finalizar. Aos haters do tempero, uma concessão: pode pedir sem.
Tordesilhas
Alameda Tietê, 489 – Jardim Paulista – (11) 3107-7444 – Instagram: @tordesilhas
Na cozinha notável de Mara Salles, os clássicos, como a moqueca, são executados com habilidade. Ela segue a tradição capixaba. A versão de peixe (pescada amarela) é temperada com urucum, cebola, tomate e azeite de oliva. Numa segunda opção, o pescado ganha a parceria do camarão. E há também a vegetariana com banana-da-terra. Todas elas chegam à mesa com arroz e farofa de dendê.
Vista
Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, 8º andar (MAC-USP) – Ibirapuera – (11) 2658-3188 – Instagram: @vistaibirapuera; Rua Haddock Lobo, 1626 (Shops Jardins) – Jardim Paulista – (11) 5196-4022 – Instagram: @vistajardins
A moqueca está presente no cardápio dos dois endereços do Vista. Na unidade do Ibirapuera, o prato tem camarões e peixe fresco do dia, cozidos em caldo de peixe com leite de coco, dendê, pimentões pelados, tomate, cebola e coentro fresco. Acompanha arroz e farofa. Na filial dos Jardins, inclui também pirão entre os acompanhamentos. Neste endereço há ainda a alternativa vegana, com banana-da-terra, pupunha e castanha-de-caju cozidos em caldo de legumes com leite de coco, mais pimentão, tomates, cebola e coentro.
Busque hospedagem em São Paulo