Comer & Beber em São Paulo

Um prato feito com as novidades e os clássicos da gastronomia paulistana. Para quem está de passagem ou moradores de uma vida. É só se servir! Por Arnaldo Lorençato, crítico de restaurantes da VEJA SÃO PAULO.
Continua após publicidade

Gastronomia e ousadia no Edifício Santos Augusta, perto da Av. Paulista

Restaurante, café e teatro compõem o vibrante projeto arquitetônico de Isay Weinfeld

Por Iracy Paulina / Edição: Arnaldo Lorençato
13 set 2024, 16h00
Edificio Santos Augusta, São Paulo, Brasil
Além de escritórios, Edifício Santos Augusta tem opções gastronômicas e teatro (Fernando Guerra/Divulgação)

Desenhado pelo arquiteto Isay Weinfeld, o Edifício Santos Augusta (veja mais no bônus) dá uma pista de sua localização já no nome. Ele fica na interseção da Alameda Santos com a Rua Augusta, duas das vias mais importantes dos Jardins. Como vizinho de frente, tem o icônico Conjunto Nacional, uma das referências na paisagem da Avenida Paulista. 

Aliás, os dois prédios têm em comum uma praça interna, sugerindo uma interessante “conversa” arquitetônica, uma conexão entre as duas construções, posicionadas uma de cada lado da rua.

Ao cruzar a larga calçada com áreas ajardinadas do Santos Augusta e ingressar no edifício, o visitante encontra outras agradáveis atrações. No caso da gastronomia, no térreo, ele se depara com o Perseu Coffee House. Pelo elevador, chega ao quarto andar, onde está o Casimiro Ristorante dal Tatini. Além dessas opções gastronômicas, tem ainda o Teatro Unimed (saiba mais no bônus). 

Descubra mais detalhes sobre o Perseu Coffee House e o Casimiro Ristorante dal Tatini a seguir:

Perseu Coffee House

Alameda Santos, 2159, térreo (Edifício Santos Augusta) – Jardim Paulista – (11) 3081-3003 – Instagram: @perseucoffeehouse

Continua após a publicidade

Com área interna protegida por parede envidraçada, que garante boa entrada de luz natural, e um espaço aberto aos fundos, a cafeteria tem ambiente classudo projetado pelo arquiteto Isay Weinfeld. Local agradável para tomar um bom coado, como o feito com o café cratera, extraído na V60, que mantém a acidez frutada. Ou investir em um dos preparos especiais, caso do expresso oriente, com chocolate branco derretido, gengibre, cardamomo, laranja e marshmallow. Para acompanhar as bebidas, o menu de brunch oferece pedidas como os ovos beneditinos com salmão gravilax, espinafre, ovos pochê e molho holandês no pão de brioche tostadinho. Tem ainda a torrada hidra, com creme de burrata, figos frescos, mel de trufa e rúcula selvagem.

Perseu Coffee House, São Paulo, Brasil
O ambiente do Perseu Coffee House também foi projetado por Isay Weinfeld (//Divulgação)

Casimiro Ristorante Dal Tatini

Alameda Santos, 2159, 4º andar (Edifício Santos Augusta) – Jardim Paulista – (11) 4420-8070 – Instagram: @casimiroristorante

O restaurante esparrama-se pelo 4º andar do charmoso Edifício Santos Augusta, com direito a uma agradável varanda, e tem à frente o chef Thiago Tatini. Ele deu os primeiros passos culinários no tradicional restaurante variado batizado com o sobrenome da família, fundado por seu avô, Mario Tatini, em 1983, e hoje tocado por seu tio, Fabrizio. Com essa genealogia, o menu proposto por Thiago, claro, traz clássicos da cozinha italiana, alguns finalizados pelos garçons no réchaud, como o linguine no queijo grana padano, que lembra um cacio e pepe, mas sem a pimenta-do-reino (embora, o freguês possa pedir para adicionar).  Outro prato tradicional, o ítalo-paulistano capelete à romanesca é recheado de carne ao molho de creme de leite, cogumelos e ervilhas, além de tiras de presunto. É polvilhado ainda de queijo grana padano antes de ir ao forno para gratinar. Quem prefere um bife pode pedir o clássico steak à diana, um filé batidinho ao molho de mostarda, conhaque, molho inglês e caldo de carne, que também banha o arroz da guarnição.

Continua após a publicidade
Restaurante Casimiro, São Paulo, Brasil
O capelete à romanesca chega à mesa gratinado (Dayan Machado/Divulgação)

Bônus 

Edifício Santos Augusta 

Alameda Santos, 2159 – Jardim Paulista 

O edifício é uma das joias arquitetônicas que saíram da prancheta de Isay Weinfeld, um dos arquitetos mais premiados do Brasil. Ele pensou em um andar térreo completamente aberto, que funcionasse como uma extensão da rua. Com 19 andares, a construção é composta por quatro caixas superpostas, com tamanhos, texturas e alinhamentos diferentes. Além do Teatro Unimed, do Perseu Coffe House e do Casimiro Ristorante Dal Tatini, o prédio é ocupado, do 5º ao 19º andar, por escritórios.

Edificio Santos Augusta, São Paulo, Brasil
Edifício Santos Augusta foi concluído em 2017 (Fernando Guerra/Divulgação)

Outros edifícios que saíram da prancheta de Isay Weinfeld também se destacam na paisagem paulistana. Alguns exemplos:

Ed. 360°, São Paulo, Brasil
Edifício 360º lembra torre feita com brinquedos de montar (Fernando Guerra/Divulgação)
Edificio Oito, São Paulo, Brasil
Edifício Oito é prédio residencial na Vila Madalena (Fernando Guerra/Divulgação)
Edificio Marques de Itu, São Paulo, Brasil
Azulão do Edifício Marquês de Itu chama atenção de quem passa pelo Minhocão (Fernando Guerra/Divulgação)

Teatro Unimed

Alameda Santos, 2159, 1º Andar (Edifício Santos Augusta) – Instagram: @teatrounimed

Instalado em três pavimentos do Edifício Santos Augusta (1º ao 3º), a casa de espetáculos tem 239 assentos e um palco de 450 metros quadrados, com capacidade para trinta músicos. Foi o primeiro teatro projetado pelo arquiteto Isay Weinfeld. O interior é todo revestido com madeiras como bambu e cumaru e tem poltronas com estofado claro. A bilheteria fica no térreo, ao lado do Perseu Coffee House. Sua proposta é trabalhar com espetáculos inéditos na cidade. A programação pode ser conferida pelo site do teatro ou no link da bio de seu Instagram. 

Teatro Unimed, São Paulo, Brasil
Bambu e cumaru revestem o interior do Teatro Unimed (Tuca Reines/Divulgação)

Leia tudo sobre São Paulo

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade