Acabei de ler sobre algo que talvez seja mais bizarro do que a Nana Gouveia sensualizando entre os escombros do furacão Sandy. É o cúmulo da era selfie: o sujeito que se presta a tirar uma maldita autofoto enquanto corre de um bando de touros enlouquecidos.
O bom senso acabou de virar lei nos Sanfermines, a famosa festa que está a pleno vapor neste exato momento em Pamplona, no norte da Espanha. A partir de agora, uma lei municipal regula as normas de boa conduta no encierro, o clímax diário da festa, quando milhares de loucos correm de um bando de touros pelas ruas da cidade.
Vale dizer que o encierro acontece às 8 da manhã. Não é o começo do dia, mas o fim de uma noite de festa selvagem, quando a grande maioria do povão mal consegue andar em linha reta. No meio da loucura coletiva, uma distração não só pode gerar uma chifrada, como um “engavetamento”. A coisa é ainda mais perigosa se acontecer na entrada da Plaza de Toros, onde uma queda pode provocar o efeito tampão (que os espanhóis chamam de montonera), um dos maiores dramas dos San Fermines, que coleciona vasta lista de mortos e feridos (mas atrai cada vez mais gente…).
Este vídeo, de um encierro do ano passado, mostra uma montonera de dar frio na espinha:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=fofvzNIsRIo?feature=oembed%5D
A partir de agora, quem for estúpido o suficiente para tocar no touro, provocar os animais, correr bêbado, usar patins (OMG!) ou usar o celular para gravar ou fotografar (enquanto corre, claro), pode ser multado em até 3 mil euros.
Você já viu alguém se prestar a tirar uma selfie num momento tão inoportuno como um encierro? Me conta!
Quer saber mais sobre os Sanfermines?
Clique aqui para ler o meu post sobre minhas (nebulosas) lembranças da festa.
Clique aqui para ler sobre as minhas dicas de sobrevivência para a festa.
Siga @drisetti no Twitter